SENAI: Curso Superior em Tecnologia em Alimentos.

A Faculdade de Tecnologia SENAI Horácio Augusto da Silveira oferece o Curso Superior em Tecnologia de Alimentos, com duração de três anos, no período noturno. O processo seletivo é semestral, com ingresso de 40 alunos. O curso possui carga horária de 2800 horas, incluindo 400 horas de estágio supervisionado obrigatório. O aluno formado terá a habilitação profissional em Tecnólogo em Alimentos e estará apto a planejar, implantar e gerir processos produtivos da indústria de alimento e desenvolver produtos e processos garantindo a qualidade e a segurança dos alimentos, cumprindo as normas da legislação pertinente. Atender às necessidades das empresas do setor alimentício foi  imperativo para a concepção do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, levando-se em consideração, principalmente, o número de empresas desse segmento e os indicadores de crescimento do setor, tais como aumento de empregos e produção e exportação. O conteúdo programático aborda diferentes segmentos do setor, dentre eles balas, biscoitos, chocolates, massas e panificação. O desenho curricular do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos foi elaborado a partir do perfil profissional estabelecido por Comitê Técnico Setorial da área da indústria de alimentos constituído por especialistas do SENAI das áreas tecnológicas e de educação profissional, representantes de empresas, representantes de órgãos públicos ligados à área e, ainda, representantes de associações de referência técnica. Em função desse trabalho, o curso se consolida numa oferta formativa coerente com a demanda do Mercado de trabalho. A organização curricular do curso é composta por três módulos: básico, específico e final. O aluno concluinte dos três módulos, juntamente com o estágio supervisionado, fará jus ao diploma de Tecnólogo em Alimentos. Já os concluintes apenas dos módulos básico e específico terão o certificado de qualificação profissional tecnológica de nível superior em Assistente de Produção de Alimentos. O curso possui um currículo estruturado em ciência, tecnologia e gestão.

A ciência fornece a base científica, que proporciona ao aluno a compreensão teórica para o desenvolvimento pleno da área tecnológica escolhida. A tecnologia proporciona conhecimento integral do processo de produção da area de alimentos, facilitando a participação no planejamento, desenvolvimento, gestão, avaliação e tomada de decisões. A gestão proporciona a incorporação de atitudes necessárias às novas formas de organização do trabalho e a convivência em sociedade como, por exemplo, trabalhar de modo coorporativo. O corpo docente das Faculdades de Tecnologia SENAI Horácio Augusto da Silveira é formado por especialistas, mestres e doutores que, além do conhecimento científico, possuem conhecimento prático, pois atuam efetivamente em atividade profissional relacionada à área tecnológica. A Faculdade de Tecnologia SENAI Horácio Augusto da Silveira possui excelente infraestrutura composta por plantas piloto de industrialização de alimentos e laboratórios que proporcionam ao aluno a experiência prática, além de uma biblioteca com acervo especializado na área de alimentos.

 

Fonte: www.sp.senai.br/alimentos

Uma resposta em “SENAI: Curso Superior em Tecnologia em Alimentos.

  1. Tenho muita vontade de fazer o curso tecnológico superior de alimentos, mas moro no interior do estado do Pará, onde não tem o senai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s