Albion – Resposta 1.

O Perguntas e Respostas é o canal que vai publicar as questões levantadas durante e após o evento +Bio, que aconteceu em Campinas na sede do Ital. Fiquem ligados pois as perguntas publicadas podem responder suas dúvidas!

Nome: Giulia Almeida Veiga Milan
Empresa: Kerry do Brasil  Ltda.
Palestrante: Dr. José João Name

Pergunta:
Fui recentemente à uma feira de nutrição na qual os expositores destacavam um novo produto chamado “picolinato de cromo”, com um apelo para ser usado para ganho de massa muscular/interferência no treino. Gostaria de saber até que ponto/como esta substância interfere no metabolismo.

Resposta:
O picolinato de cromo constitui-se como fonte de cromo nutricional, independentemente de sua ligação ao ácido picolínico, que, por sua vez, não é uma molécula nutricional, sendo excretada pelo organismo.
O cromo é um mineral essencial presente em pequenas proporções em alguns alimentos como carnes, cereais integrais, oleaginosas e leguminosas. Atualmente, esse mineral tem sido utilizado como suplemento alimentar no meio esportivo para promover maior ganho de massa muscular e acelerar a perda de gordura corporal. Entretanto, a participação do cromo no metabolismo resume-se ao aumento da sensibilidade à insulina e, conseqüentemente, aumenta a captação de glicose e aminoácidos. O cromo também inibe a enzima-chave da síntese de colesterol, melhorando o perfil lipídico de indivíduos com dislipidemias. Não são significativas as alterações de composição corporal em esportistas, mas, por outro lado, a suplementação com cromo pode, em alguns casos relatados, melhorar o perfil lipídico e o quadro de diabetes tipo 2 de indivíduos que sofrem destes desequilíbrios metabólicos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s