Comer chocolate regularmente pode ajudar a emagrecer.

shutterstock_141140992

Uma boa notícia para quem deseja aproveitar as delícias da Páscoa sem culpa: consumir regularmente quantidades moderadas de chocolate não só não engorda, como pode ajudar a emagrecer. Essa é a conclusão de um estudo feito na Universidade da Califórnia, San Diego, nos Estados Unidos, e publicado nesta segunda-feira no periódico Archives of Internal Medicine. Os pesquisadores ainda confirmaram outros trabalhos que haviam sugerido que os antioxidantes presentes no alimento contribuem com outros benefícios à saúde, como a melhora da pressão arterial e do colesterol.

Resultado: Consumir regularmente pequenas quantidades de chocolate, principalmente o amargo, está relacionado com menor IMC, independentemente dos exercícios físicos feitos e de calorias consumidas por uma pessoa

“As pessoas enxergam o chocolate, talvez por ser calórico, como algo prejudicial à saúde, mas o nosso estudo mostrou o contrário”, afirma Beatrice Golomb, coordenadora do estudo. De acordo com a pesquisadora, as calorias presentes no chocolate podem ser ‘calorias neutras’, ou seja, pequenas quantidades do alimento podem beneficiar o metabolismo, reduzir o acúmulo de gordura no corpo e, assim, compensar as calorias que vêm junto com o doce.

A pesquisa — A equipe analisou cerca de 1.000 homens e mulheres com idades entre 20 e 85 anos. Nenhum participante apresentava doenças cardiovasculares ou diabetes. Eles responderam a questionários sobre o consumo semanal de chocolate e outros hábitos alimentares, e o IMC de cada um foi calculado. Em média, essas pessoas comiam chocolate duas vezes por semana e tinham sobrepeso, mas não eram obesos.

Os resultados revelaram que os participantes que comiam chocolate com mais frequência eram aqueles que consumiam mais calorias de maneira geral, incluindo mais gordura saturada, por exemplo, do que aqueles que quem ingeria menos o doce. No entanto, mesmo assim, essas pessoas tinham tendência a apresentar um índice de massa corporal (IMC) menor.

Segundo os autores do estudo, esse menor peso corporal foi associado somente ao chocolate, e principalmente ao amargo, e não aos outros hábitos alimentares desses indivíduos. Além disso, o benefício do doce foi identificado mesmo levando em consideração se uma pessoa praticava ou não atividades físicas. Os pesquisadores não souberam, no entanto, definir de que maneira o chocolate age no organismo, mas acreditam que os antioxidantes presentes no alimento, além de ajudarem a manter pressão sanguínea e níveis de colesterol saudáveis, estejam ligados à redução do IMC.

“Ainda há preocupação em relação ao consumo excessivo de chocolate. Nosso estudo não sugere uma quantidade ideal para a ingestão diária do doce, mas indica que comer regularmente pequenas quantidades do alimento, especialmente o chocolate amargo, pode trazer benefícios à saúde”, diz Golomb.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Association Between More Frequent Chocolate Consumption and Lower Body Mass Index

Onde foi divulgada: periódico Archives of Internal Medicine

Quem fez: Beatrice A. Golomb, Sabrina Koperski e Halbert L. White

Instituição: Universidade da Califórnia, San Diego, Estados Unidos

Dados de amostragem: 1.081 homens e mulheres entre 20 e 85 anos

Fonte:  http://veja.abril.com.br/noticia/saude

Uma resposta em “Comer chocolate regularmente pode ajudar a emagrecer.

  1. Pingback: A produção de cacau no Brasil enfrenta desafios a curto e longo prazo | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s