Consumo de fruta rica em polifenois melhora função vascular.

shutterstock_122138665

Estudo publicado na revista científica The American Journal of Clinical Nutrition demonstrou que a ingestão de mirtilo, fruta rica em polifenois, melhora a função vascular aguda em indivíduos saudáveis.

Trata-se de um estudo clínico duplo-cego, randomizado e controlado por placebo que avaliou 21 homens saudáveis entre 18 e 40 anos de idade. Os pesquisadores realizaram a avaliação vascular pela técnica de dilatação mediada por fluxo (FMD) e investigaram a absorção e metabolismo de polifenois. Esses parâmetros foram avaliados antes do consumo e após 1, 2, 3, 4 e 6 horas após o consumo de mirtilo contendo 766, 1278, e 1791 mg de polifenois (equivalente a 240, 400 e 560g de mirtilos frescos, respectivamente).

Os indivíduos selecionados para o estudo foram orientados a não consumir por 24 horas antes e durante o estudo: alimentos ricos em polifenois (incluindo frutas, legumes, cacau, chocolate, café, chá e vinho), bem como vegetais de folhas verdes e beterraba, além de evitar bebidas alcoólicas e não realizar exercícios físicos de alta intensidade.

Foi observada melhora no fluxo sanguíneo após 6 horas do consumo de mirtilo em todas as doses testadas. No entanto, em 1 h após o consumo, a melhora da função vascular endotelial foi observada na dose de 766 mg e também em doses menores com 319 e 639 mg de polifenois, sugerindo que doses menores já proporcionam efeitos benéficos. Segundo os autores, a melhora da função vascular esteve associada com o aumento de metabólitos dos polifenois circulantes e por diminuição de metabólitos que levam ao estresse oxidativo.

De acordo com estudos anteriores os principais polifenois presentes no mirtilo, que também é conhecido como blueberry, em inglês, são as antocianinas, flavanols e ácido cumárico. “Nossos dados fornecem a primeira evidência de que os polifenois presentes no mirtilo podem ser responsáveis por melhorar a função endotelial em indivíduos saudáveis”, comentam os autores.

“Em conclusão, este estudo sugere que o consumo de mirtilo na porção de 100 a 240g (equivalentes a 319, 639, e 766 mg de polifenois) podem ter relevância para a manutenção da saúde. Entretanto, a ingestão desses polifenois não precisa ser restrita apenas ao mirtilo, mas pode ser alcançada através da ingestão de outras frutas e alimentos ricos em polifenois”, concluem.

Fonte: http://www.nutritotal.com.br

Uma resposta em “Consumo de fruta rica em polifenois melhora função vascular.

  1. Pingback: Uma parte pouco usada da romã pode prevenir Alzheimer | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s