O que são nutrientes?

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Quantas vezes você já leu algo parecido com a frase abaixo?

Uma alimentação saudável deve ser equilibrada e variada, composta de alimentos que forneçam quantidades suficientes de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Várias, não é mesmo? Sempre que o assunto é alimentação saudável algumas palavrinhas sempre aparecem. Já que nem todo mundo sabe o real significado delas, separamos um dicionário da nutrição para você consultar sempre que preciso.

 

Nutrientes: são substâncias químicas que compõe o alimento e que são utilizados pelo corpo. Cada nutriente tem uma determinada função no organismo. Entre essas substâncias estão: 

 

As Proteínas: responsáveis pela construção, manutenção e reconstrução do organismo. Carnes, peixes, aves, ovos, leite e derivados e leguminosas fazem parte desse grupo.

 

Os Carboidratos: Fornecem a maior parte da energia para o corpo em funcionamento. Se dividem em carboidratos simples e complexos. Encontrados no açúcar, farinha, arroz, pães e massas, doces, cereais integrais, milho e frutas.

 

As Gorduras ou Lipídeos: são fonte de energia e atuam como isolante térmico. Elas também ajudam na absorção de algumas vitaminas. São divididas entre:

  • Gorduras Insaturadas – Geralmente encontrada em produtos de origem vegetal. Elas diminuem os índices de colesterol ruim (LDL) e aumentam os níveis de colesterol bom (HDL). Azeite de oliva, óleo de canola, óleo de amendoim, castanhas e nozes são fontes desse tipo de gordura.
  • Gorduras Saturadas – Aumentam o risco de doenças cardiovasculares (do coração). Podem ser encontradas na manteiga, creme de leite, pele de aves e bacon.
  • Gorduras “Trans” – Promovem o aumento do colesterol ruim (LDL) e aumentam os riscos de infarto. Elas são encontradas em bolachas recheadas, bolos confeitados, sorvetes cremosos e pipoca de microondas.

 

Vitaminas e Minerais: regulam as funções do corpo e ajudam no bom funcionamento do organismo. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais são fonte desses nutrientes.

 

Fibras :

  • Insolúveis: auxiliam no funcionamento do intestino e estão presentes nas frutas cruas, legumes, verduras e cereais integrais.
  • Solúveis: melhoram o controle dos níveis de glicose e colesterol do sangue. Podemos encontrar na aveia, feijão e maçã.

 Fonte: http://comerbemtdb.com.br/

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