Revestimento feito a partir das folhas do mirtilo aumentam o prazo de validade e os níveis de antioxidantes

shutterstock_148741646

Uma pesquisadora da Oregon State University (OSU) ajudou a descobrir uma substância nas folhas do mirtilo – que geralmente são jogadas fora – que pode ser adicionada aos revestimentos feitos na fruta, aumentando sua shelf life enquanto aumenta os antioxidantes.

Trabalhando com um time de cientistas da China, a cientista alimentar da OSU, Yanyun Zhao, descobriu que um revestimento comestível contendo extratos da folha do mirtilo ajuda a reduzir o apodrecimento e aumenta a absorção de água, o que diminui a deterioração natural. O peso extra também poderia significar aumento de renda para os produtores, porque mirtilos geralmente são vendidos por volume.

Estes revestimentos naturais permitem que os mirtilos sejam lavados e preparados como produtos prontos para o consumo. A maioria dos mirtilos nas lojas não são lavados, porque a lavagem retira o revestimento de cera natural, que preserva a fruta. “Normalmente, folhas de mirtilo caem no chão e são jogadas fora,” disse Zhao, professora de ciência e tecnologia de alimentos na Faculdade de Ciências da Agricultura. “Nós descobrimos um uso que pode mudar como as frutas são armazenadas, vendidas, assim como aumentar seu valor nutricional.”

Folhas de mirtilo, que são usadas como remédios herbais, contendo altos níveis de antioxidantes fenólicos – compostos químicos com propriedades antimicrobianas que protegem contra fungos e bactérias, como E. coli e Salmonela.

Para criar os revestimentos, pesquisadores misturaram esses extratos fenólicos com chitosan, um preservativo natural proveniente de conchas de crustáceos. A OSU testou revestimentos feitos de folhas que foram colhidas em diferentes estágios de maturidade da fruta, e os extratos foram formulados em cinco diferentes tratamentos de revestimentos baseados nos níveis variados de fenóis.

Os mirtilos form mergulhados no revestimento líquido e depois secos em temperature ambiente para former o revestimento seco. Bocais também podem pulverizar o revestimento na superfície das frutas conforme leas passam por uma esteira, de acordo com Zhao, um um especialista em produtos alimentícios do Serviço de Extensão da OSU.

Revestir os mirtilos aumentará seu custo, ela disse, embora não esteja claro o quanto.

A pesquisa foi feita em colaboração com cientistas na China, incluindo Yun Deng, na Shanghai Jiao Tong University, no Bor Luh Food Safety Center da universidade, e publicada nos jornais de Food Control and Postharvest Biology and Technology.

7 respostas em “Revestimento feito a partir das folhas do mirtilo aumentam o prazo de validade e os níveis de antioxidantes

  1. Pingback: Cenoura: conheça seus benefícios | + Bio

  2. Pingback: Como o alecrim pode ajudar sua a saúde | + Bio

  3. Pingback: Uma parte pouco usada da romã pode prevenir Alzheimer | + Bio

  4. Pingback: A cerveja sem álcool é aliada da atividade física | + Bio

  5. Pingback: Chocolate e o coração, entenda os benefícios desta dupla | + Bio

  6. Pingback: Você já ouviu falar de luteína? | Blog +Bio

  7. Pingback: Que tal incorporar o licopeno na sua dieta? | Blog +Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.