Ferro “hem” ou “não hem”?

Ferro “hem” ou “não hem”

O ferro é um elemento essencial para processos metabólicos como o transporte de oxigênio, o metabolismo oxidativo e o crescimento celular. É um constituinte normal do corpo humano e distribui-se amplamente tanto na forma orgânica como na forma inorgânica. O Ferro é um nutriente indispensável para uma vida saudável. Mas você conhece mesmo o Ferro e seus benefícios?

O Ferro hemínico ou “hem”, é o que está presente em alimentos de origem animal: carnes, frango, peixe e seus subprodutos, constituindo 35% do total de ferro contido nestes alimentos. Já o Ferro não hemínico, também denominado como inorgânico, ou “não-hem” é composto por alimentos de origem vegetal, como o feijão, a lentilha, a soja, o inhame, a aveia e os vegetais verde-escuros (acelga, couve, brócolis, espinafre, mostarda).

E falando em absorção, o Ferro não-hem se torna muito menor em relação ao ferro hem. O ferro, independentemente do seu tipo, seja ferro “hem” ou ferro “não hem”, possui uma taxa reduzida de absorção. As taxas variam conforme o tipo, mas a absorção nos vegetais em geral é de 10%, do peixe cerca de 15% e da soja e seus derivados cerca de 20%. O tipo de alimento que apresenta uma maior taxa de absorção de ferro é o grupo das carnes, registando-se 30% de absorção efetiva.

Estima-se que quase 40% da população mundial apresentam carência de Ferro ou níveis baixos de hemoglobina, estabelecendo uma situação de risco que inclui indivíduos tanto de classes sociais mais privilegiados como dos mais carentes, especialmente o grupo materno-infantil: lactentes, pré-escolares, escolares, gestantes e nutrizes. A necessidade deste nutriente, seja hem ou não-hem, neste e em nos outros grupos é essencial , então, escolher sempre nutrientes com a presença do Ferro é ganhar tempo e saúde!

 

Fonte:
http://www.alimentacaosaudavel.org
http://www.nutritotal.com.br

Uma resposta em “Ferro “hem” ou “não hem”?

  1. Pingback: A falta de glúten e a depressão | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s