Fibras: Amigas da Dieta

shutterstock_110893862

Quer emagrecer de forma saudável? Então, trate de incluir as fibras em seu cardápio. E, ao contrário do que muita gente pensa, elas não estão presentes apenas nos cereais. Podem ser encontradas nas frutas, legumes, verduras, raízes e tubérculos.

Em geral, os nutricionistas recomendam o consumo diário de fibras entre 20 a 40 gramas. Além de ajudar no processo de emagrecimento e de regular o funcionamento do intestino, as fibras são importantes também para o controle glicêmico e diminuição do colesterol.

Nutricionistas e endocrinologistas, em geral, têm alertado que uma dieta pobre em fibras é causa de praticamente todas as disfunções orgânicas, principalmente prisão de ventre, diverticulite, colites, má assimilação de nutrientes, gases intestinais, fermentações intestinais, entre outras.

O médico homeopata Marcio Bomtempo afirma que a presença de fibras em quantidades inferiores às necessárias, ou a sua total ausência, permite que gorduras saturadas sejam assimiladas com maior intensidade, levando às doenças cardiovasculares e degenerativas.

O pouco ou nenhum consumo da fibra pode ainda provocar, ainda segundo ele, acne, alergias alimentares, alterações do sono, cansaço excessivo, caspa, diabetes, enxaqueca, falta de memória, halitose, gordura localizada e até hemorróidas. Entre alguns dos alimentos ricos em fibras estão o arroz integral, a aveia, o centeio, a linhaça, a quinoa, o açaí, o gergelim e a granola.

Fonte: blogs.estadao.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s