Iogurte e o mercado brasileiro

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Aqui no Brasil, a oportunidade de venda de iogurte reside no aumento da frequência de seu consumo. Brasileiros de classe AB, são grandes consumidores ​​de iogurte, 79% destas classes tendem  a consumi-lo, e três em cada cinco destes consomem pelo menos uma vez por semana. Mesmo que estes públicos tomem muito iogurte, e sempre o tenham em casa, ele é mais comum como parte do café da manhā do que em demais horários do dia.

O crescimento das vendas também é muito influenciado pelo aumento do consumo da classe C. Eles não são os principais consumidores, em termos de frequência de compra, mas a maioria deles consomem o produto mensalmente.

O desafio no setor de vendas é claro: fazer do iogurte o item mais comum nas mesas de mais de metade dos brasileiros e trazendo inovação em termos de sabor, embalagem e tipos para agradar os consumidores mais sofisticados.

Iogurtes líquidos têm dois posicionamentos no mercado brasileiro: o primeiro é o em garrafas, com uma média de 1 litro, e um foco no consumo familiar e pequeno-almoço. O segundo é em porções individuais e pronto para beber, geralmente com 180 gramas e um apelo portátil para ser levado para qualquer lugar.

Por este motivo, também é o alvo de alguns audiências diferentes, com diferentes proporções de consumo. Os principais grupos são jovens com idades entre 16-24 anos que consomem iogurtes líquidos especialmente para a sua conveniência e portabilidade, e as mães, especialmente aqueles que têm crianças de 3-7anos . Para esses consumidores, iogurtes líquidos têm uma grande relevância como uma opção de merenda escolar para os seus filhos, e também são muito bem-vindos no seu pequeno-almoço.
Iogurtes líquidos também agradam a homens e mulheres com idade entre 25-34 anos por ser uma opção de lanche conveniente que pode ser apreciado durante o trabalho. Opções funcionais que não têm conservantes e aqueles que agregam benefícios para a saúde, como a reposição de energia, são os mais atraentes.

 

 

Fonte: http://www.mintel.com/

 

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