As vantagens da Microencapsulação na Panificação.

A técnica pode trazer inúmeros benefícios, como prolongar a durabilidade e conservar o sabor e os nutrientes dos alimentos!

shutterstock_139342

A microencapsulação pode ser definida como a tecnologia de empacotamento de substâncias. A técnica vem sendo pesquisada desde o início da década de 30 e, durante esse período, já apresentou avanços em diversas áreas, incluindo a panificação. A Dra. Izabela Alvim, pesquisadora do Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolates, do Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL, pesquisa a microencapsulação desde 2002 e defende a utilização da tecnologia em ingredientes da panificação. “O setor de panificação pode se beneficiar ainda mais do uso de ingredientes microencapsulados para melhorar o perfil nutricional de diversos produtos pela adição de substâncias como vitaminas e minerais e ainda ômega-3, fitoesterois, etc. Do ponto de vista tecnológico e sensorial, o setor poderia explorar o uso de aromas e corantes naturais em seus produtos em substituição aos artificiais e explorar sensações de sabor, oferecendo produtos diferenciados aos consumidores”, destaca.

Em relação às padarias, segundo a Dra. Izabela, “o panificador pode comprar ingredientes microencapsulados para utilizar em seus produtos. Lembrando sempre que cada produto tem um tipo e uma forma de aplicação das micropartículas, que deve ser estudado para o sucesso do mesmo. Além disso, a comercialização de ingredientes microencapsulados utilizando alegações quanto aos benefícios de proteção e liberação controlada devem ter aprovação de órgãos competentes como a ANVISA que solicitam os testes de comprovação de eficiência daquilo que se quer alegar para o produto”, reitera a pesquisadora.

Bem-estar e Saúde – um dos objetivos dessa técnica é incorporar substâncias nutricionalmente importantes em produtos de panificação, preservando suas propriedades. No entanto, é importante ressaltar que para se utilizar alegações nutricionais e de saúde em produtos contendo os ingredientes encapsulados é necessário ter aprovação de órgãos competentes como a ANVISA que solicitam os testes de comprovação de eficiência daquilo que se quer alegar para o produto, por exemplo, quanto à eficiência da liberação controlada de uma substância microencapsulada, adicionada a um produto, no intestino.

Custo X benefício – os produtos microencapsulados são considerados inovadores, incluindo o ponto de vista nutricional. Atualmente existe um apelo por produtos mais saudáveis e enriquecidos nutricionalmente. Sendo assim, é crescente a gama populacional de consumidores desses tipos de produtos, que se dispõe a pagar por produtos diferenciados. Segundo a pesquisadora do ITAL, uma boa parte desses consumidores, que buscam produtos com valores agregados, pode estar disposta a pagar um pouco mais por produtos mais saudáveis.

Microencapsulação no Brasil – a utilização da tecnologia da microencapsulação ainda ocorre de forma discreta no Brasil. No entanto, inclusive com o crescente apelo por alimentos mais naturais e enriquecidos nutricionalmente, a utilização da tecnologia vem aumentando. Atualmente, muitos ingredientes microencapsulados são importados, mas o interesse interno também vem crescendo e, cada vez mais empresas brasileiras vem se interessando em desenvolver produtos no País. Outra questão é o aumento da parceria entre ICTs, indústria e órgão regulatórios, o que, de acordo com a Dra. Izabela, pode fazer com que a microencapsulação se torne uma forte aliada na geração de inovação no setor de alimentos, e sem dúvida no setor de panificação.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa LACC3

Uma resposta em “As vantagens da Microencapsulação na Panificação.

  1. Pingback: Alimentos funcionais entram na estratégia do agronegócio | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s