Cadeia do Trigo debate formas de aumentar consumo

O consumo anual per capita de trigo no Brasil está na faixa de 45 quilos, metade da registrado na Argentina e países da Europa.

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Expandir o consumo e o plantio de trigo no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, é o principal desafio da cadeia nacional do cereal. Esse foi um dos temas debatidos na LACC3 Brazil desde ano.

“Estamos aqui para saber as tendências mundiais de demanda e montar esse quebra-cabeça da oferta”, contextualiza Maximiliano Permartiri, gerente comercial da empresa organizadora Granotec.

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O consumo anual per capita de trigo no Brasil está na faixa de 45 quilos. A quantidade é metade da registrada na Argentina e países da Europa. De acordo com Marcelo Vosnika, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), problemas logísticos interferem diretamente no consumo brasileiro. “É mais barato trazer trigo dos Estados Unidos do que levar o grão cultivado no Sul para o Norte e Nordeste”, reforça Vosnika.

Ainda segundo o executivo, o baixo consumo dos brasileiros também está relacionado aos hábitos culturais da população. “No Norte e no Nordeste a mandioca é mais comum. Além disso, muitas pessoas estão deixando de consumir porque acham que o glúten [proteína presente no trigo] faz mal à saúde. Na verdade, a única restrição é para pessoas que têm intolerância ao glúten”, explica.

Fonte: BrasilAgro

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