Projeto empodera crianças na África a transformar garrafas de refrigerante usadas em brinquedos educativos

Se algum dia você visitasse a zona rural do Quênia ou do Malawi, dificilmente encontraria uma loja de brinquedos. Mas provavelmente encontraria um mercadinho que vende refrigerante… Essa contradição inspirou uma ideia: transformar garrafas de refrigerante antigas em brinquedos ecologicamente corretos para estimular o aprendizado de crianças carentes.

A tecnologia capaz de transformar materiais recicláveis em ferramentas educativas para crianças que não têm acesso à pré-escola e vivem em áreas marcadas por altos índices de pobreza, exclusão e desigualdade social.

Apoiando-se num conceito chamado Bottle Stack, garrafas de refrigerante são transformadas em pequenos blocos que podem ser empilhados formando palavras e sequências numéricas. Assim, a criança aprende a contar números e a soletrar palavras.

“Você pode começar com o seu nome ou palavras simples e, uma vez que pode empilhar as garrafas, você também pode montar frases básicas”, diz Mauricio Bricola, um dos designers que trabalham no projeto.

As garrafas também podem virar caminhões que se movem com rodas feitas de tampinhas. “Planejamos colocar uma etiqueta branca no caminhão, e convidar as crianças a desenharem nela sua própria imagem”, conta Bricola. Já potes de manteiga de amendoim recebem rótulos personalizados com figuras que despertam a imaginação das crianças.

Os primeiros protótipos foram testados em Malawi. O projeto é um dos finalistas do desafio, que dará prêmios de US$ 50.000,00 a US$ 100.000,00 a iniciativas capazes de melhorar a vida de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. Confira:

3043690-slide-s-2-this-clever-packaging-turns-into-educational

 

3043690-slide-s-7-this-clever-packaging-turns-into-educational

3043690-slide-s-6-this-clever-packaging-turns-into-educational

3043690-slide-s-4-this-clever-packaging-turns-into-educational1

3043690-slide-s-1-this-clever-packaging-turns-into-educational

 

Fonte: Coca-Cola 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.