Comportamento: preço acessível é essencial para estimular a compra do iogurte

preco-acessivel- essencial-para-estimular-compra-do-iogurte-2-alt

A boa performance da categoria de iogurtes no Brasil não é um fato evidente apenas nos números de volume e lançamentos. O seu consumo per capita 2011 (considerando apenas o que é adquirido no varejo) foi de 4,7 kg/ano. Parece pouco, se comparado ao de países europeus, cerca de 30 kg/ano, mas seu valor é destaque no grau de evolução da categoria, que apresentou um crescimento de 22% nos últimos sete anos. E até hoje só vem crescendo.

Essa alavancagem de vendas no país é bastante influenciada pelo avanço no consumo da classe C. Eles ainda não são os principais consumidores em termos de repetição e frequência de compra, mas boa parte deles consome a categoria mensalmente (C1 38% e C2 34%). De acordo com a pesquisa realizada pela Mintel, a quantidade de consumidores de iogurtes entre as classes A/B e C1 é praticamente a mesma, mas com a diferença significativa na frequência de consumo. Um indicativo de oportunidade de desenvolvimento para o mercado, que tem o desafio de tornar o iogurte um item mais comum nas mesas de mais da metade dos brasileiros.

preco-acessivel- essencial-para-estimular-compra-do-iogurte-alt

Um fator que está estimulando o consumo maior da classe C é a manutenção do preço médio do iogurte no varejo, que atualmente tem o mesmo valor de compra do período de agosto de 2011(considerando o iogurte natural de 200 gramas). No comparativo de um ano para o outro, em 2011, a variação mensal de preço chegou a 14% enquanto que em 2012, de -2%. Cenário que indica a tentativa dos fabricantes de impulsionar o consumo por meio de preços mais competitivos e acessíveis. Outras categorias como o queijo tipo muçarela e a manteiga, por exemplo, variaram em 2011 de 4 e 6% e em 2012, de 2 e 4%, respectivamente. Os preços destas categorias também diminuíram no período, mas em proporções bem mais equilibradas que as do iogurte.

Fonte: Mintel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.