Os consumidores de chocolate não estão preocupados com a saúde

shutterstock_148819043

Em uma pesquisa da Mintel, sobre comportamento do mercado e de consumidores de chocolate, analisam que a Nestlé e a Kraft, grandes empresas multinacionais, estão trabalhando com as atitudes dos consumidores em relação ao chocolate e pouco enfatizam a saúde, embora possa ser argumentado que a Kraft está enfocando na “saúde mental e no bem estar”.

Em geral os consumidores não estão preocupados com as consequências do consumo do chocolate para a saúde, com três quartos dizendo que chocolate com moderação não faz mal. Esta atitude não aumenta entre os consumidores mais velhos (ao contrário do que acontece em países como os Estados Unidos e o Reino Unido) e no Brasil também não difere entre regiões.

A única “consideração” a saúde é que pouco mais de um quarto dos consumidores compram chocolate amargo porque é mais saudável do que o chocolate ao leite e esta atitude aumenta com a faixa etária do consumidor. Comparativamente a metade dos consumidores no Brasil compraria salgadinhos mais saudáveis se estivessem disponíveis.

Ainda na mesma pesquisa, notamos que o Reino Unido, há sete anos houve um forte crescimento nas vendas de chocolate amargo (com um crescimento de 38% entre 2006-2008 contra 6% no restante do mercado), com os consumidores sendo atraídos pelo alto teor de antioxidantes do chocolate amargo. Apesar de uma grande proporção dos consumidores acreditarem que os chocolates amargos são mais saudáveis e possuem mais qualidade, a maioria (56%) ainda prefere o sabor do chocolate ao leite. A proliferação de diferentes tipos de chocolate amargo (desde as versões meio amargo a linhas super Premium com 70% cacau) teve um impacto claro no mercado. O significativo crescimento nas vendas ocorreu porque nenhum produtor lançou com êxito uma alternativa com redução de açúcar ou gordura, e, além disso, os consumidores passaram a gostar do chocolate amargo.

Fonte: Mintel

5 respostas em “Os consumidores de chocolate não estão preocupados com a saúde

  1. Pingback: 25 Confeitarias ao redor do mundo que você precisa ver antes de morrer – PARTE 2 | + Bio

  2. Pingback: A produção de cacau no Brasil enfrenta desafios a curto e longo prazo | + Bio

  3. Pingback: Produção de chocolate tem queda de 10% | + Bio

  4. Pingback: Cozinhar em casa estimula o consumo de alimentos saudáveis e emagrece | + Bio

  5. Pingback: Marca Tortuguita chega à categoria dos biscoitos | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s