Alimentos que prometem melhorar a qualidade dos espermatozoides

Homens modernos não costumam se preocupar muito com a qualidade de seu sêmen, e boa parte nem imagina que uma dieta equilibrada pode ter um enorme impacto no desenvolvimento e saúde dos espermatozoides.

No entanto, segundo um artigo da nutricionista Isabelle Obert, um em cada cinco homens apresenta baixa contagem de espermatozoides — ou menos de 15 milhões por mm de sêmen —, o que, aliado à baixa qualidade dessas células reprodutivas, pode prejudicar muito a fertilidade masculina.

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De acordo com Isabelle, os espermatozoides são extremamente vulneráveis aos danos provocados pela ação dos radicais livres. E, apesar de o sêmen normalmente conter antioxidantes para evitar a deterioração, não custa nada reforçar a proteção e a qualidade dessas células com o consumo de alguns alimentos. Confira alguns deles a seguir:

Chocolate meio amargo

Se você gosta de chocolate, especialmente o meio amargo, agora você tem mais um motivo para saborear pequenas quantidades diárias do alimento sem culpa. Isso porque esse tipo de chocolate é rico em L-arginina — um importante aminoácido —, e pesquisas apontaram que essa substância pode aumentar a contagem de espermatozoides, melhorar sua mobilidade e aumentar o volume da ejaculação. Aliás, quanto maior for o teor de cacau, melhor.

Romãs

Segundo Isabelle, as romãs estão na lista de superalimentos, já que seu alto teor de antioxidantes ajuda a evitar o risco de inflamações, além de melhorar a circulação sanguínea e reduzir o risco do surgimento de doenças cardiovasculares. E isso não é tudo: estudos demonstraram que a fruta pode elevar os níveis de testosterona, aumentar a libido em homens e mulheres e melhorar a qualidade do sêmen.

Tomates

Os tomates são alimentos ricos em licopeno, um importante antioxidante, e vários estudos apontaram que essa substância é capaz de melhorar significativamente a mobilidade dos espermatozoides, ou seja, capacidade de se locomover. De acordo com a nutricionista, o licopeno é mais abundante em tomates processados e cozidos. Portanto, para conseguir um melhor resultado, prefira a massa de tomate com um pouquinho de azeite de oliva para ajudar na absorção do antioxidante pelo organismo.

Lentilhas

As lentilhas são uma das principais fontes naturais de ácido fólico, substância essencial tanto para a fertilidade feminina como para a masculina. Conforme explicou Isabelle, pesquisas apontaram que homens cujo consumo de ácido fólico é muito reduzido geralmente apresentam um maior índice de anormalidades cromossômicas em seu esperma.

Nozes

Ricas em ômega 3 e ácidos graxos, pesquisas conduzidas pela Sociedade para o Estudo da Reprodução revelaram que o consumo de nozes pode melhorar a mobilidade, morfologia e vitalidade dos espermatozoides. Segundo Isabelle, o ideal é ingerir cerca de 75 g diárias — ou o equivalente a um punhado —, e a nutricionista sugere que elas sejam consumidas com saladas ou como um lanchinho da tarde, já que as nozes também auxiliam no controle dos níveis de açúcar no sangue.

 

Fonte: MegaCurioso

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