Anvisa quer que rótulo informe alto teor de sal, gordura e açúcar

shutterstock_182011415

O novo presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa, defende mudanças na embalagem dos alimentos, para tornar mais fácil a identificação de produtos com alto teor de sal, açúcar ou gordura.
Ele avalia que rótulos, atualmente em uso no país, não trazem as informações necessárias para que consumidores façam suas escolhas de forma consciente. “O problema da rotulagem é importante porque torna claro para o consumidor o que ele está comprando”, afirmou o sanitarista, na sua primeira entrevista à frente do órgão.

O consumo excessivo de açúcar, sal e gorduras é considerado fator de risco para doenças como diabete, hipertensão e obesidade, três problemas de saúde que afetam parcela significativa de brasileiros. Dados do Vigitel, inquérito feito por telefone entre moradores de capitais, mostram que um quarto da população é hipertensa e metade está acima do peso. Para evitar a expansão das doenças crônicas, responsáveis por cerca de 72% das mortes no país, o Ministério da Saúde recomenda a adoção de uma dieta rica em frutas e verduras e com quantidades moderadas dos três elementos.
Barbosa considera, no entanto, que muitas vezes a recomendação do Ministério não tem como ser colocada em prática, em parte, por falta de clareza nos rótulos. O diretor observa que várias alternativas estão sendo propostas no cenário internacional. “Precisamos aperfeiçoar nossas regras. Mas isso deve ser feito por meio de um amplo debate. Não se trata de proibir nada”, afirmou o sanitarista. Barbosa se mostra cuidadoso para evitar polêmicas como as que ocorreram com a proibição de inibidores de apetite. A proibição da produção e venda de inibidores de apetite foi determinada pela Anvisa em 2011, em meio a grande polêmica. O assunto, no entanto, continua sendo debatido.

Fonte: Estadão Saúde

 

2 respostas em “Anvisa quer que rótulo informe alto teor de sal, gordura e açúcar

  1. Pingback: O rótulo engordou: agora deve conter informações sobre alergênicos e teor de lactose | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s