Bebidas de soja perdem espaço no mercado brasileiro

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O volume de vendas de bebidas de soja caiu 15% entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, conforme levantamento da Nielsen. A competição com novas categorias de bebidas saudáveis, como leites sem lactose, sucos enriquecidos com fibras e águas de coco com frutas, reduziu o espaço dos sucos de soja na dieta e no bolso do consumidor.

Para se ter uma ideia, sucos prontos, isotônicos e água de coco podem ter avançado dois dígitos entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015. Em 2014, cada brasileiro consumiu, em média, 1,9 litro de suco de soja. Em relação a 2009, o avanço foi de 46%. Cinco anos antes, em 2014, o consumo era de 300 ml.

Com a desaceleração no volume de vendas da bebida de soja, as fabricantes estão mudando suas estratégias. A Unilever, dona da marca Ades, e a General Mills, dona da Mais Vita, reduziram o teor de açúcar das bebidas. Já a Nestlé, dona da Sollys, diversificou o portfólio com linhas sem lactose feitas com cereais, que começam a ser vendidas neste mês.

Em agosto, a bebida de soja Ades chegou aos supermercados com 54% menos açúcar do que as concorrentes. A marca relançou o sabor morango, a linha infantil e criou as edições limitadas de inverno “cappuccino” e “cereais com mel”. A Mais Vita, da Yoki, vai relançar toda a linha de soja com redução de 70% de açúcar e menos calorias. A Yakult, dona da marca Tonyu, que completa 30 anos em 2015, diz ter feito adaptações no produto ao longo do tempo, como a diminuição do teor de açúcar, mas sustenta que a aceitação do consumidor permanece alta. O produto foi desenvolvido baseado em pesquisas sobre as preferências de sabor dos brasileiros.

Os produtos sem ou com baixa lactose têm, hoje, cerca de 15 marcas no Brasil. Há quatro anos, eram quatro marcas. Estão presentes em 7% dos lares do País, em comparação a 2% em 2013. Cerca de 70% dos brasileiros apresentam algum tipo de intolerância à lactose. Anos atrás, o leite de soja abocanhou boa parte desta fatia de consumidores, mas o cenário atual tem apresentado variações devido à mudança no gosto e na necessidade do brasileiro.

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