Quais os alimentos pertencem a quais grupos dos grãos?

shutterstock_130248569

Qualquer alimento feito a partir de trigo, arroz, aveia, farinha de milho, cevada ou outro cereal é um produto a base de grãos. Pão, massas, aveia, cereais matinais e tortilha são alguns exemplos.

Grãos são divididos em 2 subgrupos, cereais integrais e grãos refinados. Os cereais integrais contêm todo o do núcleo do grão – o farelo, germe e endosperma. Exemplos de grãos integrais incluem: farinha de trigo integral, farinha de aveia, farinha de milho e arroz integral.
Já os grãos refinados são moídos, este processo remove o farelo e o gérmen. Isto é feito para dar aos grãos uma textura mais fina e melhorar a sua vida de prateleira, mas também remove a fibra dietética, o ferro, e muitas outras vitaminas. Alguns exemplos de produtos com grãos refinados são: a farinha branca, a farinha de milho, pão branco e arroz branco.

Grãos mais refinados são enriquecidos. Isto significa que certas vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico) e ferro são adicionados de volta após o processamento. A fibra não é adicionado de volta no caso dos grãos enriquecidos.

Verifique, no rótulo, a lista de ingredientes em produtos com grãos refinados para certificar-se que o termo “enriquecido” está incluído no nome do grão. Alguns produtos alimentares são feitos a partir de misturas de cereais integrais e grãos refinados.

Fonte: Choose my Plate

2 respostas em “Quais os alimentos pertencem a quais grupos dos grãos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s