Pesquisa identifica quatro tendências de consumidores brasileiros

Entre os comportamentos destacados pela análise da Mintel, o perfil “pechincheiro” ganhou destaque.

200214798-001

Os consumidores brasileiros mudaram hábitos de consumo e começaram a explorar novas formas de acesso a produtos, em um cenário de recessão. Um estudo da consultoria Mintel identificou quatro tendências de consumidores brasileiros: os “pechincheiros”, os consumidores engajados em grandes causas, os consumidores ecológicos e as famílias alternativas.

Graciana Méndez, analista de tendências da Mintel para a região América Latina, afirma que, em um ano de recessão econômica, a categoria de “pechincheiros” é a que ganhará mais destaque. O grupo inclui consumidores que substituíram a compra de produtos pelo aluguel ou troca. “Em um cenário complicado, o consumo compartilhado é uma forma de consumidores manterem o estilo de vida gastando menos”, afirma a analista.

A Mintel também estima que o consumo de produtos recicláveis, biodegradáveis e energeticamente eficientes ganhará força no mercado nacional em 2016. “As pessoas estão descobrindo que as práticas ecológicas vão ajuda-las a economizar dinheiro”, afirma Graciana.

A analista considera que empresas engajadas em ações sociais podem atrair mais consumidores. Como exemplo, ela cita a marca de sucos Tang, da Mondelez, que lançou uma campanha incentivando crianças a realizar trabalhos voluntários.

Outra tendência crescente é a mudança no perfil das famílias. “Animais de estimação são considerados família, por exemplo, e empresas que aceitam animais na loja têm um diferencial”, diz. Para ela, empresas que realizam campanhas publicitárias incluindo novos formatos de família podem ter melhores resultados.

Fonte: SM

2 respostas em “Pesquisa identifica quatro tendências de consumidores brasileiros

  1. Pingback: Hábito de Consumo Alimentar Brasileiro. | + Bio

  2. Pingback: Bolos e doces caseiros: retorno ao mercado com alto valor agregado | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s