A falta de glúten e a depressão

falta-de-glúten-e-a-depressão-alt

O glúten é uma substância existente em diversos alimentos, principalmente naquela que levam a farinha de trigo em sua composição. Ele é a principal proteína presente no trigo, centeio, aveia, cevada e malte.

Todos esses cereais são amplamente utilizados na composição de alimentos, medicamentos e bebidas, assim como cosméticos e outros produtos. Porém, algumas pessoas podem apresentar intolerância ao glúten, ou doença celíaca, com sintomas como diarreia, prisão de ventre, mal-estar e desconforte abdominal. E essa condição pode estar relacionada ao aparecimento de outro quadro: a depressão.

Além disso, a má absorção de nutrientes causada por esse processo inflamatório no organismo pode proporcionar inúmeros sintomas que levam a um quadro depressivo, como perda progressiva de peso, queda de cabelo, pele seca, perda de massa muscular, entre outros.

Os nutrientes que faltam na alimentação e estão relacionados ao aparecimento da depressão são: o triptofano – substância que ajuda a sintetizar a serotonina, o hormônio do prazer, a vitamina B12, que mantém o metabolismo do sistema nervoso e as vitaminas B9 ou o ácido fólico e a D.

O intestino é considerado o segundo cérebro, pois também é responsável pelo prazer e bem-estar. A ingestão de alimentos apropriados está relacionada à produção de serotonina, que faz parte dos neurotransmissores do cérebro, ou seja, a substância faz a transmissão de dados entre neurônios.

Após a confirmação da alergia ou intolerância ao glúten, os pacientes podem desenvolver quadros depressivos devido às mudanças significativas que devem fazer em suas vidas, principalmente no que se refere à alimentação. Por isso, é preciso ter uma atitude positiva para evitar o aparecimento de sintomas como a tristeza, sensação de perda e até a raiva por essa condição.

Para saber mais sobre microingredientes, clique aqui.

Fonte: ABIMAPI

 

3 respostas em “A falta de glúten e a depressão

  1. Pingback: Entrevista: a mentira do glúten. Parte 2 | + Bio

  2. Pingback: As mentiras sobre o glúten | + Bio

  3. Pingback: Segundo estudo, iogurte pode ter efeito no tratamento da depressão | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.