Pratos que incluem “tudo” são mais saudáveis

Pratos-que-incluem-tudo-são-mais-saudáveis-alt

Uma das discussões mais antigas em ralação a dietas de emagrecimento refere-se a proporção de carboidratos, proteínas e gorduras que se deve consumir. Ainda que o mais importante seja o numero de calorias consumidas versus energia gasta, essa equação pode ser resolvida mais rapidamente e com menos sofrimento com a restrição de determinados grupos de alimentos.

Para muito especialistas, como o endocrinologista Amélio Godoy Matos, a chamada dieta low-carb tem-se mostrado mais eficaz para a perda e manutenção do peso. Esses planos alimentares teriam uma composição de 40% de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gorduras (a maioria mono ou poli-insaturadas).

Segundo ele, isso acontece porque muitos carboidratos geram uma espécie de vicio: quanto mais se come, mais se quer comer. Um cardápio com um pouco mais de gordura boas e proteínas, portanto, teria mais saciedade. Matos explica que toda dieta deve ser individualizada. Pacientes com impulso de comer à noite podem ser beneficiados com boas quantidades de carboidratos durante o dia, por exemplo.

E as dietas compostas por, no máximo, 20% de carboidratos e cheias de efeitos colaterais, podem ser recomendadas em casos graves, em que o indivíduo precisa perder preso rápido. As preferências de cada um também devem ser respeitadas. Quando se restringe algo que a pessoa goste e tem o hábito de consumir, o paciente pode desenvolver uma compulsão. Mais importante do que determinar um horário para ingestão deste ou daquele nutriente é seguir um cardápio equilibrado, que incluía de tudo um pouco.

Para saber mais sobre microindredientes, clique aqui.

Fonte: Viva Saúde

Uma resposta em “Pratos que incluem “tudo” são mais saudáveis

  1. Pingback: O horários refeições é muito importante | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.