Preços e promoções definem o local de compra

Preços-e-promoções-definem-o-local-de-compra-alt

Em um cenário de queda da renda e do emprego, o consumidor busca por promoções e preços mais baixos. Com isso, os custos tem peso maior que os benefícios na avaliação do supermercado, como revela o novo Estudo Varejo Alimentar da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria.

A pesquisa, na qual foram citados os 66 varejistas do País, ouviu 7.245 consumidores de todo o Brasil.

Na relação custo-benefício, o custo tem peso maior (65%) em relação ao benefício (35%). Como custo, a pesquisa considera a atratividade das promoções, preços dos produtos e facilidade de pagamento.

Os benefícios incluem fama e reputação da loja, qualidade do atendimento, qualidade dos produtos, variedade e disponibilidade de produtos, tempo na fila, ambiente, proximidade, horário de atendimento e facilidade de estacionamento.

“O consumidor está mais do que nunca preocupado com os custos e os varejistas estão procurando ser mais competitivos, mesmo aqueles que sempre se diferenciaram pela qualidade, como é o caso do Pão de Açúcar”, afirma Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions.

Na visão dos consumidores entrevistados, o Atacadão é o que apresenta o melhor preço em relação à concorrência da região onde ele reside. O Dia% é o segundo melhor avaliado, seguido por Savegnago, Makro, Mundial e Assai.

Mesmo o Pão de Açúcar – rede normalmente associada à boa qualidade de produtos, mas de preços mais elevados – teve boa evolução em preços, passando de uma nota de 5,37 em 2014 para 6,55 em 2015. O Atacadão subiu de 8,22 para 8,50 este ano, e o Dia% de 8,11 para 8,38.

O cenário econômico está levando o setor supermercadista a buscar uma maior fidelização de seus clientes através de programas de recompensas. Segundo a análise, Pão de Açúcar e Extra lideram a operação de programas de fidelidade. “Esta é outra tendência do momento atual, já que é menos custoso fidelizar do que buscar novos clientes”, avalia o sócio-diretor da CVA Solutions.

Para saber mais sobre microingredientes, clique aqui.

Fonte: Supermercado Moderno

Uma resposta em “Preços e promoções definem o local de compra

  1. Pingback: Aprendendo a lucrar com a Whole Foods | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.