Alimentos funcionais entram na estratégia do agronegócio

 

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, anunciou a criação de uma nova unidade dentro da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A estrutura será voltada ao estudo de alimentos funcionais, arenas e sabores do Brasil, com sede em Maceió (AL).

A Embrapa Alimentos Funcionais, Aromas e Sabores faz parte da estratégia da pasta de aumentar a competitividade e a inovação na produção agropecuária brasileira. Alimentos que trazem maior densidade nutricional e novas funcionalidades agregam alto valor à produção.

Alimentos funcionais são enriquecidos com aditivos, como vitaminas, fibras e minerais dietéticos, que contribuem para a manutenção da saúde e a redução de riscos de doenças. Esses produtos já são pesquisados pela Embrapa. Agora, entretanto, eles receberão atenção especial, como explicou Kátia, durante entrevista coletiva de imprensa no final de janeiro.

A nova unidade também visa integrar produção agropecuária, gastronomia, e turismo, a exemplo de regiões do interior da França e da Itália, como a Toscana e Champagne. “A agricultura focada nos produtos, na culinária e nos hábitos regionais deu origem a uma indústria pujante nesses locais. Imagine o que se pode fazer no Nordeste, com a biodiversidade de sabores, temperos e culturas gastronômicas existentes ali”, enfatizou o presidente da Embrapa, Maurício Lopes.

A ministra disse que as equipes que darão início aos estudos para a nova Embrapa já estão sendo montadas. “Estamos começando o projeto”, acrescentou. A expectativa é que a nova unidade seja criada até 2017, a partir da base que a Embrapa tem em Maceió – a Unidade Estadual de Pesquisa (UEP) Rio Largo. Por isso não deverão ser necessários grandes investimentos iniciais.

Lopes afirmou que populações de diferentes partes do mundo estão atentas à prevenção de doenças e à qualidade dos alimentos. Cada vez mais, sustentou, elas têm procurado produtos que forneçam além das calorias necessárias à sobrevivência.

“Essa tendência está em explosão no mundo, é um mercado potencial de bilhões de dólares”, ressaltou. “Nenhum país grande produtor e exportador de alimentos pode ignorar que há um movimento forte de integração do conceito de alimento, nutrição e saúde”, acrescentou o presidente, antes de afirmar que a Embrapa já possui sólida base científica sobre alimentos funcionais, que relaciona nutrição e saúda à biodiversidade brasileira.

Uma equipe da Emprapa iniciará em breve, a modelagem da nova Unidade. O processo está sendo conduzido por João Flávio Beloso e Tenisson Waldow, que participaram da criação e implantação da Embrapa Agrossilvipastroril, em Sinop, MT. Lopes explica que o processo de implantação demandará análises detalhadas e muito diálogo e sinergia com as várias Unidades da Embrapa que têm interface com os temas da futura Unidade.

Será importante a contribuição da equipe da Embrapa Tabuleiros Costeiros que atua na Unidade Estadual de Pesquisa (EUP) Rio Largo e em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “O trabalho está apenas no início. Chegaremos a uma formulação a ser discutida e aprofundada para posterior apresentação ao Conselho de Administração (Consad). Após todos esse processo é que partiremos para a tomada de decisão e ações necessárias para implantação da nova Unidade”, explicou.

De acordo com a formulação inicial, a nova Unidade terá alcance nacional. A proposta é que a futura Embrapa Alimentos Funcionais, Aromas e Sabores atue de forma transversal, sistêmica e, particularmente, em grande sintonia com as demais unidades.

Para conhecer mais sobre microingredientes, clique aqui.

Fonte: Diário Comércio Indústria e Serviços

2 respostas em “Alimentos funcionais entram na estratégia do agronegócio

  1. Pingback: Goiás vai implantar o Conseleite, buscando mais harmonia e preços justos | + Bio

  2. Pingback: Branco ou integral? Qual a melhor escolha quando falamos de pão? | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s