Veja quais são os benefícios à saúde e as diferenças entre os queijos

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Comer queijo é sempre uma delícia e existem diversas opções no mercado, com sabores e valores nutricionais diferentes. Segundo a nutricionista Tânia Rodrigues, o queijo é um alimento que pode ser consumido em qualquer hora do dia, em qualquer prato.

O provolone, por exemplo, é o queijo com maior quantidade de cálcio. Segundo o especialista Bruno Muzzi, uma alimentação rica em cálcio é extremamente importante para fortalecer a estrutura óssea de corpo e evitar a osteoporose. Além da genética, o crescimento e manutenção dos ossos também são influenciados pela dieta e estilo de vida, que correspondem de 30% a 40% da densidade óssea do organismo.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é ingerir, no mínimo, um litro de leite por dia, o que equivale a 1000 mg de cálcio. Para adquirir essa quantidade em queijo, a pessoa pode ingerir 100g de provolone, que têm até mais de 1000mg de cálcio – ou consumir 100g de queijo minas mais 40g de queijo prato.

Enquanto o leite é mais rico em cálcio do que o queijo, o queijo é muito mais rico em proteínas, principalmente o parmesão. Isso acontece porque, para cada quilo de queijo, são necessários muitos litros de leite – por exemplo, 1 kg de parmesão utiliza mais de 20 litros da bebida.

Fora isso, a proteína do queijo é mais fácil de ser digerida do que a proteína do leite porque uma etapa da digestão já é feita no processo de coagulação do alimento. Os especialistas explicaram que, quanto mais maturado o queijo, mais rico em proteína; porém, ele tem também alto teor de gordura, por isso precisa ser consumido com moderação.

Entre os queijos mais gordurosos, o campeão é a gorgonzola. Geralmente, a cor amarela significa maior quantidade de gordura, mas isso não é uma regra. Alguns tipos, como o prato e o cheddar, por exemplo, são feitos com corantes ricos em vitamina A.

Da mesma maneira que ocorre com a proteína, quando mais maturado o queijo, maior o teor de gordura, porém menor a quantidade de lactose. Entre os queijos mostrados no programa, o único com lactose é o queijo minas frescal, como mostra o infográfico acima.

A tradicional muçarela, mais usada pelas pessoas, é um queijo que cobre ou recheia os alimentos, basicamente. Porém, existem outros tipos que podem inovar nas refeições, como a gorgonzola e o parmesão, por exemplo, que podem ser adicionados como um tempero para o macarrão e também para a salada porque substituem o sal.

Algumas pessoas gostam de amassar o queijo gorgonzola com um pouco de creme de leite e azeite para comer com pão italiano.

O queijo prato também pode ser um aperitivo – cortado em pequenos cubos, ele pode ser colocado em um palito junto com uma cereja e erva doce. Já o provolone à milanesa é sempre preferência, segundo o queijólogo, mas esse queijo também pode ser colocado em lanches junto com outros ou inclusive ser assado na brasa.

Por último, o especialista falou sobre o minas frescal, considerado o queijo do café da manhã do brasileiro. Ele vai muito bem com torradas e lanches, mas também pode ser usado em pratos, como o estrogonofe de minas frescal, opção para quem não come carne. Uma boa dica é colocar uma porção do queijo apenas no momento em que vai desligar a panela para não deixá-lo muito tempo. O minas frescal também funciona na sobremesa, junto com a goiabada.

Para saber mais sobre micro-ingredientes, clique aqui.

Fonte: Globo.com

6 respostas em “Veja quais são os benefícios à saúde e as diferenças entre os queijos

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