Zero Lactose: sinônimo de saudabilidade – Parte I

Zero Lactose sinônimo de saudabilidade-alt

Não é segredo pra ninguém, produtos Zero Lactose são a nova sensação do mercado lácteo! Está na hora de conversamos sobre essa tendência.

AlvaroCrivelaro-alt

 

 

O Especialista em Tecnologia e Inovação, da Granolab/Granotec, Álvaro Crivellaro nos contou tudo sobre esse mercado tão especial.

 

 

Então vamos lá, conheça as definições, princípios e propriedades da Lactase.

O que é Lactase?
Lactase é uma enzima e enzimas são catalisadores naturais específicos e eficientes. No caso da Lactase, sua especificidade é fornecida pela enzima beta-galactosidase, que hidrolisa beta-D-galactosídeos terminais não-redutores, liberando resíduos de beta-D galactose, ou seja, ela catalisa a hidrólise da lactose em galactose e glucose.

Como é produzida?
A Lactase é produzida pelo processo de fermentação do fungo tipo ascomiato Kluyveromices lactis. Livre de atividades enzimáticas secundárias, garantindo um alto grau de pureza.

E onde é produzida?
A Lactase comercializada pela Granolab/Granotec é produzida exclusivamente pela Novozymes, uma empresa Dinamarquesa. Quando falamos da Lactase estéril,
existe mais uma etapa do processo que é conduzida pela empresa homologadora: a Tetra Pak, que esteriliza a enzima em sua unidade na Suiça e identifica a embalagem com o código de barras necessário para utilização no equipamento FlexDos.

O que significa a pureza da lactase?
Pureza está relacionada diretamente com a presença de outras enzimas ou atividades enzimáticas produzidas durante o processo de fermentação. No caso da fermentação do Kluyveromyces lactis não é diferente, mas a Novozymes com seu profundo conhecimento sobre o processo de produção e purificação de enzimas garante que o fungo utilizado não produza outras enzimas, como arilsufatase, invertase e amilase, as quais são as três atividades secundárias mais relevantes em produtos lácteos. A arilsulfatase é responsável pelo desenvolvimento de notas de sabor fenólicos (conhecidos como off-flavours). A atividade secundária de Invertase hidrolisa a sacarose em glicose e frutose, o que altera o dulçor principalmente na produção de iogurte.

Quando ocorre a síntese de Galacto-oligossacarídeos (GOS)?
Ocorre durante o processo de hidrólise da lactose pela reação de transgalactosilação da enzima ß-galactosidase. A quantidade de GOS formada a partir da lactose sofre a influência com a concentração da enzima, o tempo de reação e a temperatura, além da concentração inicial de lactose e a presença de inibidores ou ativadores. Portanto, toda enzima lactase do mercado produz GOS durante o processo de hidrólise da lactose, porém ao final da hidrólise da mesma o GOS gerado também é hidrolisado e o seu residual final é muito baixo.

PORTFÓLIO E ATIVIDADE ENZIMÁTICA NOMINAL POR PRODUTO
a Granolab/Granotec tem 4 diferentes formulações
Zero Lactose sinônimo de saudabilidade-alt

Condições de armazenamento e estocagem
Durante o transporte e armazenamento a embalagem deve ser mantida hermeticamente fechada, em ambiente seco e ao abrigo da luz. O produto pode ser transportado à temperatura ambiente. Após a entrega, o produto deve ser armazenado a uma temperatura de 0 – 10 °C.

As certificações de qualidade
A Granolab/Granotec, como a Novozymes, é signatária do Pacto Global das Nações Unidas. Os produtos são controlados pelo Sistema de Gestão de Qualidade e produzido de acordo com plano de APPCC suportado por principais certificações: ISO 9001, ISO 14001, Kosher e Halal.

Fiquem ligados, logo mais estaremos de volta com a segunda parte desta matéria.

Para fazer o download de uma pesquisa inédita e gratuita sobre o mercado Zero Lactose e suas tendências, clique aqui.

Uma resposta em “Zero Lactose: sinônimo de saudabilidade – Parte I

  1. Pingback: Zero Lactose: sinônimo de saudabilidade – Parte II | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s