Consumir três porções de cereais integrais ao dia pode te fazer viver mais!

Consumir três porções de cereais integrais ao dia pode te fazer viver mais!

Manter uma dieta rica em cereais integrais aumenta a longevidade. De acordo com um estudo publicado no periódico científico Circulation, ingerir três porções diárias destes alimentos reduz em 20% o risco de morte em geral.

Para chegar a esta conclusão, pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, analisaram os resultados de 12 estudos realizados entre 1970 e 2010 nos Estados Unidos, na Grã-Bretanha e nos países escandinavos, envolvendo 786.076 participantes. Destes, 23.597 morreram por doenças cardiovasculares e 37.492 por câncer.

Os resultados mostraram que o consumo de uma porção diária – 16 gramas – de cereais integrais reduzia o risco de morte em geral em 7%, a probabilidade de morte por doença cardíaca em 9% e por câncer em 5%.

Ao aumentar o consumo destes alimentos para três porções diárias, ou o equivalente a 48 gramas, o risco de morte em geral caiu cerca de 20%. A probabilidade de morte por doenças cardiovasculares diminuiu em 25% e o risco de morte associada ao câncer em 15%.

“Estes resultados apoiam ainda mais as orientações alimentares atuais, que recomendam pelo menos três porções diárias (ou 48g) de grãos integrais para evitar a morte prematura”, disse Qi Sun, do Departamento de Nutrição da Universidade de Harvard e um dos autores do estudo.

Os cereais integrais estão nos alimentos como trigo, aveia e quinoa. Por serem menos processadores, contêm fibras que podem melhorar os níveis de colesterol, diminuir o nível de açúcar no sangue, dar uma sensação de saciedade duradoura, além de diminuir o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, obesidade e diabetes tipo 2. Os grãos integrais também fornecem nutrientes como vitamina B e minerais não encontrados em produtos refinados.

O pesquisador alertou também para os riscos associados às dietas com baixa ingestão de carboidratos. Segundo ele, elas deveriam ser “adotadas com cautela” porque, ao eliminarem a ingestão de qualquer carboidrato, incluindo os grãos integrais, também estão deixando receber os benefícios associados a estes alimentos. O que possivelmente aumenta o risco de doenças cardiovasculares e de morte em geral.

Fonte: Veja Saúde

3 respostas em “Consumir três porções de cereais integrais ao dia pode te fazer viver mais!

  1. Pingback: No Brasil, a redução de sal nos alimentos não teve efeito | + Bio

  2. Pingback: Biscoitos são aliados ao bem-estar e à alimentação saudável | + Bio

  3. Pingback: Como consumir açúcar antes da academia? | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s