Carboidratos não são vilões!

Carboidratos não são vilões!

Carboidratos já foram os vilões no universo da nutrição. Tudo começou na década de 1970, com a dieta desenvolvida pelo cardiologista americano Robert Atkins. Sua defesa do consumo liberado de proteínas e de gorduras com a contrapartida de corte radical de carboidratos virou febre nos anos 1990 e gerou uma forte onda low carb nos Estados Unidos e no mundo. Essa fórmula já foi revisitada dezenas de vezes. Rebatizada com novos nomes, acabou transformando o carboidrato em um grande vilão para quem quer manter a boa forma ou perder peso.

Banir os carboidratos da alimentação, no entanto, é um método polêmico. “O organismo de algumas pessoas responde bem a esse tipo de dieta. Mas ninguém deveria seguir uma alimentação baseada em gorduras e proteínas sem o acompanhamento de um médico, já que existe risco aumentado de desenvolver doenças cardiovasculares e de sobrecarga nos rins ”, explica a nutricionista Vanderli Marchiori.

Segundo a nutricionista Sophie Deram, autora do livro “O Peso das Dietas”, dietas restritivas podem causar descontrole e ganho de peso – ela explica que 95% das pessoas que fazem essas restrições voltam a engordar.

Presentes em alimentos como o pão, o macarrão, o arroz e a batata, os carboidratos são a principal fonte de energia da nossa alimentação. Além disso, fazem parte da nossa cultura alimentar e estão relacionados ao prazer à mesa, um componente fundamental para uma boa qualidade de vida. “Quando se come com prazer, come-se menos, saboreando a comida, não é preciso fazer uma despedida”, diz Sophie.

O segredo para fazer as pazes com esse nutriente é conhecer as quantidades adequadas ao seu corpo e saber fazer boas escolhas. “Em uma dieta equilibrada, os carboidratos devem representar de 45% a 55% das calorias ingeridas, ou cerca de 8 porções pequenas por dia”, explica Vanderli.

Fonte: ABIMAPI

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4 respostas em “Carboidratos não são vilões!

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