Diabéticos: alimentos que não podem faltar no seu prato!

Diabéticos: alimentos que não podem faltar no seu prato!

O acompanhamento profissional na elaboração da dieta do diabético é indispensável, diversos fatores como estilo de vida, uso de medicamentos, e outras questões de saúde são determinantes na elaboração de um cardápio especializado. Porém, algumas diretrizes básicas são capazes de tornar a convivência com a diabetes mais tranquila.

Fibras
São excelentes e indispensáveis nas refeições do diabético, pois além de ajudarem a regular o intestino e facilitarem a digestão, ajudam a controlar a liberação de açúcar no organismo. Por isso, o paciente deve sempre optar por grãos integrais, como possuem mais fibras, ajudam tanto no controle da glicemia, quanto na sensação de saciedade.

Carboidratos
Estão entre os alimentos que mais fazem a glicemia subir, mas engana-se quem acredita que o diabético deve evitá-los. Como são essenciais para prover energia ao organismo, o ideal é que se opte por carboidratos complexos como a aveia, pães, massas e arroz integral. Em comparação com os carboidratos simples, que liberam energia quase imediata, a ingestão dos carboidratos complexos provê uma energia mais duradoura.

Frutas
O consumo de frutas deve ser controlado cuidadosamente, elas estão na categoria de carboidratos simples e, por possuírem frutose, podem elevar a glicemia bruscamente. Porém, como são fontes de nutrientes e vitaminas, devem ser ingeridas moderadamente. Entre três e quatro porções por dia e, de preferência, optando por aquelas com índice glicêmico menor.

Proteínas
As proteínas também são essenciais para prover vitaminas do complexo B, ferro e outros micronutrientes. Quanto às proteínas animais, o mais recomendável é optar por carnes brancas, porém a carne vermelha magra também é permitida.

Gorduras
A gordura presente em peixes como salmão é muito benéfica ao organismo. Lembrando que o preparo dos alimentos deve ser o mais saudável possível, evitando frituras e empanados, o que aumenta a concentração de gordura. Da mesma forma, as versões desnatadas de leites e derivados são uma escolha mais adequada para o controle do colesterol e, consequentemente, do peso – fator muito importante para saúde do diabético.

Leguminosas e vegetais
São indispensáveis na dieta de todas as pessoas, pois são fontes importantes de fibras e micronutrientes. A boa notícia é que em geral, possuem índice glicêmico baixo e ajudam a variar o cardápio da dieta. Os alimentos dietéticos são uma opção prática, especialmente nos lanches entre as refeições ou em ocasiões especiais. Ficar muito tempo sem comer faz com que a glicemia suba rapidamente, por isso é imprescindível alimentar-se de três em três horas.

Fonte: ABIMAPI

Faça aqui o download do Ebook exclusivo sobre a tendência Clean Label.

6 respostas em “Diabéticos: alimentos que não podem faltar no seu prato!

  1. Pingback: Primeiro supermercado de ‘comida descartada’ é inaugurado | + Bio

  2. Pingback: Sardinha é peixe preferido do consumidor de classes mais altas | + Bio

  3. Pingback: Mantenha o equilíbrio corporal: utilize a pirâmide alimentar | + Bio

  4. Pingback: Leite integral e seus benefícios | + Bio

  5. Pingback: Bebidas com açúcar devem ter aumento de imposto | + Bio

  6. Pingback: Qual carboidrato escolher para seu prato? | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s