O conceito Clean Label e a percepção dos consumidores

O conceito Clean Label e a percepção dos consumidores

Estudos recentes demonstram que cada vez mais os consumidores estão tornando a compra de alimentos um processo de tomada de decisão, analisando seus rótulos de maneira mais criteriosa, comparando marcas, buscando alternativas, etc. Além da data de validade e preço, a lista de ingredientes tem se tornado cada vez mais importante.

Em países desenvolvidos como os Estados Unidos e outros representantes europeus, a presença de aditivos é uma das maiores preocupações dos consumidores, e devido ao fenômeno da globalização, essa tem se tornado uma consideração crescente também nos mercados emergentes.

Embora a tendência por rótulos mais compreensíveis tenha evoluído consideravelmente ao longo dos anos e o consumidor esteja cada vez mais interessado nos produtos que consome, o conceito de clean label e sua definição exata continuam incertos.

Enquanto para alguns consumidores um produto Clean Label remete a alimentos baseados em ingredientes naturais, outros associam-no a um produto de maior saudabilidade, que seja também livre de componentes que buscam evitar, tais como glúten, gordura, açúcar ou sal. Um exemplo da falta de consistência dentre os consumidores frente a essas novas tendências pode ser explicitada pelos resultados obti- dos por uma pesquisa nos EUA, onde 65% dos entrevistados identificaram o sal como um ingrediente natural, porém apenas 32% considera que seu equivalente químico, o cloreto de sódio, também o seja.

Apesar das divergências, de maneira geral a tendência baseia-se no desejo dos consumidores por produtos cada vez mais simples, com rótulos que eles são capazes de compreender. Portanto dentre os elementos chave de um produto Clean Label estão ingredientes de fácil reconhecimento pelo público geral, naturais ou minimamente processados, que não contenham aditivos ou conservantes.

Fonte: Insumos

Você já fez o download gratuito do Ebook sobre esta tendência? Clique aqui para iniciar!

Uma resposta em “O conceito Clean Label e a percepção dos consumidores

  1. Pingback: Tendência: saudabilidade e praticidade | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s