Clube de assinaturas: uma tendência para o setor alimentício

Clube de assinaturas: uma tendência para o setor alimentício

Os Clubes de Assinatura são modelos de comércio on-line em que o consumidor contrata um serviço de entrega por um tempo específico e tem a comodidade de receber o produto escolhido sem sair de casa, durante esse período determinado. As opções variam de assinaturas mensais para receber vinhos em casa até artigos selecionados para gestantes e recém-nascidos. A comodidade, por parte do comprador, e uma base de conhecimento prévio das vendas, por parte do comerciante, são os principais atrativos desse tipo de mercado, que cresce cada vez mais no país.

Segundo o SEBRAE, os primeiros clubes de assinatura surgiram em 2011, nos EUA, como consequência da grande expansão e aceitação do comércio eletrônico pelas pessoas. No Brasil, a aceitação cresce ano após ano e os Clubes de Assinatura tornam-se um ramo promissor no e-comércio nacional.

Por serem modelos de negócio relativamente novos no segmento, acabam esbarrando em alguns conceitos de regulação e de legislação que carecem de mais clareza. Devido a esses fatos e outras características especiais, é importante atentar-se para alguns fatores na hora de entrar nesse sistema de comércio.

Plataforma virtual
Os Clubes de Assinatura têm seu espaço de atuação na internet e, devido a isso, o principal modo de se inserir nesse ramo de atividade é o pequeno negócio ter uma plataforma on-line segura e robusta para comportar o uso de visitação dos seus clientes e as formas de pagamento realizadas. Se a loja on-line não for bem desenvolvida, o negócio tende a não corresponder às expectativas iniciais.

Regulamentação e tributação
A falta de uma legislação específica para regulamentação e tributação dos Clubes de Assinatura é algo que deve ser levado em conta. Verificar quais impostos incidem sobre o tipo de serviço que se deseja oferecer e os produtos que se deseja vender é fundamental para um melhor planejamento da empresa. Para estar seguro quanto à regularidade do negócio, uma dica é entrar em contato com outras empresas do ramo e analisar os desafios enfrentados por elas nessa área.

Matéria-prima
Em um Clube de Assinatura é importante considerar o fato de que, por ser um serviço pago mensalmente por um período de tempo pré-determinado, o custo da mensalidade não sofrerá as variações referentes aos reajustes de preço das matérias-primas utilizadas. É importante estar atento ao fator sazonalidade do produto se este não possuir uma oferta contínua durante o ano.

Fornecedores
Pesquisar e manter uma boa base de fornecedores é primordial para que não ocorram problemas quanto ao fornecimento de produtos e a manutenção dos mesmos no estoque. Por isso, é importante ter uma boa relação comercial com o fornecedor, conseguindo as garantias necessárias para que a matéria-prima possa estar em suas mãos no momento ideal, sem atrasos.

Logística
Para o devido escoamento do produto para os clientes do clube, é preciso estabelecer uma logística e ciente e ágil de entregas, especialmente para produtos alimentícios. Uma falha nesse sistema pode criar insatisfação no cliente, devido ao comprometimento e à qualidade do produto entregue.

Contratos
Os contratos rmados com os clientes do Clube de Assinatura merecem especial atenção. É importante elaborar critérios bem de nidos no que diz respeito ao serviço prestado, bem como sobre as políticas de uso e troca dos produtos. O consumidor precisa estar ciente dos valores e taxas praticados para que não ocorram problemas e desconfortos, que podem ocasionar ações judiciais. É importante que o texto seja claro, por isso a atenção aos detalhes nessa etapa é fundamental.

A tendência de expansão dos Clubes de Assinatura no setor alimentício se reflete na enorme gama de produtos e serviços que podem e são oferecidos aos clientes, muitos com conteúdos exclusivos, que não são encontrados facilmente nas prateleiras dos supermercados.

Fonte: SEBRAE Inteligencia Setorial

Conheça outra tendência: Clean Lebel! Clique aqui para fazer o download do nosso Ebook exclusivo.

Uma resposta em “Clube de assinaturas: uma tendência para o setor alimentício

  1. Pingback: Amazon planeja abrir supermercados físicos | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s