Como se encontra e quais as projeções para o mercado de pães e produtos assados

Como se encontra e quais as projeções para o mercado de pães e produtos assados

Vendas no varejo devem crescer 36% até 2021: as vendas de pães e produtos assados no varejo brasileiro alcançaram a marca de R$5,2 bilhões em 2015, um crescimento de 5% em comparação ao ano anterior. Segundo pesquisa da Mintel, estima-se que as vendas cheguem a R$5,5 bilhões em 2016.

 

Olhando para o futuro, a previsão é de que as vendas de pães e produtos assados cresçam 36% de 2016 a 2021, chegando a R$7,5 bilhões. O aumento dos preços das commodities e a elevação dos custos de produção devem continuar sendo os principais motores do crescimento do mercado em valor, juntamente com um pequeno aumento no consumo.

Em volume, a previsão é de que o mercado avance de estimadas 461 mil toneladas em 2016 para 504 mil toneladas em 2021, o que representaria um crescimento de 43 mil toneladas (9%).

O tipo de pão embalado mais consumido é o pão branco, com 225.600 toneladas vendidas em 2015, um crescimento de 0,4% em relação ao ano anterior. Pão branco é também a variedade mais barata entre as opções disponíveis, sendo mais acessível às famílias de baixa renda.

O segmento de pães não brancos (integrais, marrons e outras combinações) cresceu em ritmo mais acelerado tanto em valor (10%) quanto em volume (5%) no Brasil em 2015, em comparação a 2014.

Embalagens devem informar sobre alergênicos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que
obriga a indústria alimentícia a informar nas embalagens dos produtos se há presença dos principais ingredientes que causam alergias alimentares – ao todo são 17 itens a serem listados. Operadores da indústria alimentícia também terão de deixar claro nas embalagens se o produto contém lactose.

97% dos brasileiros comem pão
Pão continua a ser um dos principais alimentos consumidos pelos brasileiros, frequentemente comprado em vez de pão feito em casa, principalmente para poupar tempo. O consumo de pão é quase universal: 97% dos entrevistados comeram pelo menos um tipo nos três meses até maio de 2016.

Pão francês tem elevado nível de consumo (62%), seguido por pão de forma integral (28%) e pão de lanche (28%).

Preocupações com a saúde representam desafio
As marcas estão sendo desafiadas a posicionar seus produtos como nutritivos para atender aos consumidores que estão cortando o consumo de pães por razões de saúde. Uma forma de fazer isso é enfatizar atributos como “integral”, “alto teor de fibras” e “ingredientes 100% naturais”, por exemplo.

Custo-benefício é essencial na categoria
Brasileiros estão buscando os melhores preços quando vão às compras: 19% dos entrevistados declararam que passaram a comprar opções mais baratas de pães e produtos assados nos últimos 12 meses. Preço ainda é fator fundamental para atrair consumidores de todos os grupos socioeconômicos, especialmente aqueles com menor rendimento, mais propensos a optar por variedades mais baratas.

Ainda que apenas 3% dos entrevistados tenham afirmado que não comem
pães e produtos assados porque são intolerantes a trigo/glúten, 11% afirmaram que comeriam mais pães e produtos assados se existissem mais opções sem glúten disponíveis. Como o interesse por produtos sem glúten se expande além dos consumidores sensíveis a glúten, tal atributo permanece relevante para novos produtos.

Fonte: Mintel

2 respostas em “Como se encontra e quais as projeções para o mercado de pães e produtos assados

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