Pães artesanais: diferenciação no setor de alimentos

Pães artesanais: diferenciação no setor de alimentos

Com características e sabores particulares, os pães artesanais ganham destaque no mercado nacional. Sem a utilização de fermentos químicos e com ingredientes próprios para cada receita, esses pães surgem como uma possibilidade de diferenciação.

Para que as empresas de pequeno porte entrem no mercado de pães artesanais, são indispensáveis alguns requisitos: equipamentos apropriados, matéria-prima de ótima qualidade, mão de obra qualificada.

Além dos aspectos já citados, o grande destaque na produção de pães artesanais está na utilização da fermentação natural (a qual é realizada sem a adição de química) e nos ingredientes especiais que dão ao produto um sabor único e diferenciado. Também chamado de Levain, o fermento natural para a produção de pães consiste em uma massa obtida pela mistura de farinha, água e outros ingredientes, que fermentam naturalmente ao entrar em contato com o ar. Juntos, esses ingredientes podem conferir aromas e características singulares ao pão. Alguns exemplos de ingredientes que podem ser utilizados, são: batata, maçã, iogurte natural, abacaxi, uva e cerveja.

Com a busca cada vez mais acentuada por produtos de qualidade, o pão artesanal vem ganhando espaço no mercado, o que potencializa as oportunidades para as pequenas empresas.

Fonte: SEBRAE Inteligencia Setorial

 

Uma resposta em “Pães artesanais: diferenciação no setor de alimentos

  1. Pingback: Tendência de panificação: pães artesanais que acertam em cheio na questão “saúde” | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s