Café com cara de chopp

Café com cara de chopp

O café gelado é a nova onda que está movimentando o setor de bebidas frias. Depois do sucesso do tipo expresso, com a multiplicação de marcas de máquinas de pequeno porte, que levaram a bebida para a casa do consumidor, agora a nova tendência é o Cold Brew, um método de extração do café por infusão prolongada em água fria.

A bebida, geralmente servida com gelo, é mais leve e adocicada, tem menos acidez e cerca de 30% menos cafeína, o que permite um consumo maior. Tudo isso, é claro, significa um novo formato de café, mudanças na torrefação e na apresentação.

Esse tipo de café pode ser bebido puro, com leite ou com outros ingredientes. Pode ser consumido em cafeterias, bares e, em vários países, também pode ser comprado em supermercados, dentro do segmento Ready to Drink.

Como um terço da população mundial bebe café, esse novo mercado é pra lá de interessante.

Nos EUA, os adeptos, a maioria jovens, estão se tornando fiéis ao novo sabor. Segundo pesquisa da Mintel, um em cada 10 consumidores tomam a bebida fria com frequência.

De olho no mercado, a Starbucks anunciou recentemente o lançamento de uma marca de café tipo Cold Brew para o consumidor fazer em casa, o que, segundo os analistas, deve ampliar ainda mais a visibilidade do novo tipo de café.

A australiana Cor de Coco entrou no mercado com três tipos de cafés gelados sem lactose, que estão disponíveis em pontos de venda. Feitos com leite de coco, eles são oferecidos em uma garrafa de vidro de 280 ml nos sabores coco duplo expresso, mocaccino e baunilha.

No Brasil, o Cold Brew já está no cardápio de cafés nas grandes cidades e também em bares. E a nova moda agora é o Nitro Cold Brew, uma versão em que  a bebida recebe uma injeção de nitrogênio e ganha textura cremosa, além de um colarinho – sim, colarinho, como chopp – caramelo claro, contrastando com a cor escura do café. O café com cara de chopp sai de uma torneira, regulada especialmente para esse tipo de extração por pressão de nitrogênio. É uma ótima opção para quem quer uma bebida não alcóolica.

A origem do Cold Brew
O café gelado não é algo recente. A técnica conhecida como cold brew vem do século XVII! Nela, a bebida demora aproximadamente 24h para ser produzida, com o pó de café sendo adicionado diretamente à água em temperatura ambiente (e posteriormente refrigerada).

O método nasceu da necessidade de levar um concentrado de grão já preparado em viagens e guerras. Segundo os historiadores, a ideia surgiu com os holandeses e ficou famosa entre os japoneses – já acostumados com o mesmo modo de produção para chás.

O livro Civil War Recipes: Receipts from the Pages of Godey’s Lady’s Book relata uma receita de xarope de café. Ela se assemelha muito ao cold brew e é recomendada para “quem prosseguirá em uma longa viagem”, criando um reduzido do grão para ser posteriormente adicionado à água fervente e obter o café tradicional.

Você leu certo: Inicialmente, o cold brew era feito com água quente. Foi na França que o concentrado passou a ser apresentado gelado e adoçado, de uma maneira mais semelhante a que utilizamos hoje. Isso ocorreu por volta de 1837.

A partir daí, a ideia se espalhou e, no século XX, já existiam versões do cold brew (em latas e garrafas) no mercado. E, como consequência, nasceram novos métodos de preparo da bebida gelada.

Fonte: Blog Mexido de Ideias

Texto: +Bio

3 respostas em “Café com cara de chopp

  1. Pingback: Inovar e manter a tradição: desafio da indústria alimentícia | + Bio

  2. Pingback: Tendências mercado alimentício: Store in Store | + Bio

  3. Pingback: Benefícios do consumo de chá e café diariamente | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.