Leite integral e seus benefícios

Leite integral e seus benefícios

Para muitas pessoas, as compras no supermercado são sempre as mesmas. Afinal, é só ir direto nas gôndolas já conhecidas e pegar os mesmos alimentos de sempre. Entre eles está o leite que, na maioria das vezes, é o semi-desnatado ou desnatado. Há muito tempo ouve-se dizer que esse tipo é prejudicial à saúde. Mas essa crença pode estar com os dias contados.


Estudos recentes publicados no American Journal of Clinical Nutrition e no European Journal of Nutrition apontam que as pessoas que faziam uso rotineiro de leite integral sofreram, ao longo dos anos, menos de do que aquelas que consumiam as versões semi-desnatada ou desnatada.

E o fundamento para essa conclusão pode estar exatamente naquela que era considerada a grande inimiga por trás do leite integral: a gordura saturada. Segundo os pesquisadores, a versão completa do alimento baixa a carga glicêmica no organismo, um importante benefício para os diabéticos. Além disso, a gordura aumenta a sensação de saciedade, o que reduz a quantidade das refeições ao longo do dia. Dentre os 18 estudos publicados de 2010 a 2013, oito sugerem que produtos lácteos reduzem o risco de doenças cardiovasculares, nove não apresentaram efeitos positivos nem negativos e apenas uma pesquisa indica risco associado ao alimento.

A grande diferença entre os tipos de leite é a quantidade de gordura. O integral é o mais calórico, contendo 6 g de gorduras (3%) em 1 copo de 200 ml. O desnatado é o menos calórico e não leva quase nada do nutriente (0% a 2%). Já o semidesnatado, é o meio termo entre os dois anteriores e contém 2 g de gordura (0,6% a 2,9%).

O chamado leite completo faz jus ao nome quando o assunto é a gama de nutrientes presentes nele. Para começar, o alimento é rico em cálcio e fósforo, importantes para a formação e o fortalecimento de ossos e dentes.“Também tem boas quantidades de vitamina D, que facilita a absorção e fixação desse cálcio, além de controlar o nível de insulina,diminuir o risco de doenças cardiovasculares,depressão, e o câncer”, apontam médicos.

A versão integral possui imunoglobulina, substância que ajuda a estimular o sistema imunológico contra algumas doenças infecciosas. As proteínas presentes contribuem no desenvolvimento muscular. Não podemos esquecer da vitamina A, importante para a formação dos tecidos, e as do complexo B, que auxiliam na proteção do sistema nervoso e participam do processo de oxigenação das células.

Fonte: Viva Saúde

Interessado no mercado Zero Lactose? Então clique aqui!

8 respostas em “Leite integral e seus benefícios

  1. Pingback: Amazon planeja abrir supermercados físicos | + Bio

  2. Pingback: Manteiga ou margarina: a disputa continua! | + Bio

  3. Pingback: Alta nos preços do mercado leiteiro | + Bio

  4. Pingback: Afinal, o suco detox faz realmente bem à saúde? | + Bio

  5. Pingback: Queijo cottage é aliado das dietas | + Bio

  6. Pingback: Foods your heart will love! | + Bio

  7. Pingback: Leite sintético? Conheça essa novidade! | + Bio

  8. Pingback: Mais uma grande marca investe em mix de cereais integrais | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.