A cerveja sem álcool é aliada da atividade física

A cerveja sem álcool é aliada da atividade física

Boa notícia para os amantes de cerveja, mas que evitam bebê-la no dia a dia devido ao fator alcoólico e à quantidade de calorias. A versão sem álcool, além de benéfica para a saúde, é menos calórica e pode até ser aliada da atividade física. Elaborada com os mesmos ingredientes naturais da versão tradicional – água, malte, lúpulo e levedura -, a cerveja sem álcool é rica em antioxidantes, vitaminas do complexo, ácido fólico e sais minerais. Além disso tem propriedades isotônicas (fornecimento de água e sais minerais perdidos no suor) e apenas 90 calorias, em comparação com as 160 da versão alcoólica.

O lúpulo é o grande responsável pelos benefícios à saúde presentes na cerveja. É nele que estão os polifenóis, antioxidantes poderosos encontrados também no chocolate e em frutas como uva, morango e frutas vermelhas, que auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce na melhora da geração de energia dentro das células. Um litro de cerveja sem álcool contém de 400 a 800 miligramas de polifenóis, dosagem suficiente para esse efeito protetor.

Já as leveduras são responsáveis pela presença das vitaminas do complexo B e do ácido fólico. As primeiras contribuem, por exemplo, para a geração de energia nas células. Sua falta no organismo nos deixa cansados e sem energia. Já o ácido fólico é extremamente importante para a manutenção das funções cognitivas.

“Por mais inusitado que pareça, quando falamos de cerveja sem álcool estamos falando de uma bebida comum e tão natural quanto outras que não contêm álcool, como suco de frutas. As pessoas tomam tanto refrigerante e sucos industrializados, com aditivos químicos que não trazem nenhum benefício para a saúde, e muitas vezes nem cogitam beber uma cerveja sem álcool que é natural, hidratante, não tem aditivos químicos e tem muitos nutrientes”, afirmam nutricionistas.

A bebida também é uma boa opção para o pós-treino. “Ela é hidratante (95% de sua composição é água), rica em vitaminas e sais minerais e contém carboidratos, que são importantes para fornecer energia para o corpo nesse momento”.

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores alemães, publicado no periódico científico Medicine and Science in Sports and Exercise, em 2013, corredores que incorporaram a bebida à sua rotina por semanas antes e depois da competição apresentaram redução do quadro inflamatório que causa a dor muscular tardia e incidência de gripes e resfriados. Esses problemas são extremamente comuns em praticante modalidades de longa duração como corrida, ciclismo e natação.

Segundo dados do anuário 2015 da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), as vendas do segmento de cerveja sem álcool aumentaram 5% nos últimos cinco anos. Entretanto, a categoria representa apenas 1% do total de cervejas vendidas no país.

Na Europa, o cenário é diferente. Na Espanha, maior consumidora da categoria em todo o mundo, cerca de 15% da cerveja vendida é sem álcool. Na Alemanha, famosa pelo consumo da bebida, enquanto o consumo de cerveja per capita tem diminuído, o consumo da versão sem álcool tem aumentado. Em 2015, a taxa de crescimento dessa categoria foi de 6,6% no país.

Há também o benefício emocional de poder tomar uma cervejinha depois do treino ou até mesmo na hora do almoço sem se sentir culpado por causa do valor calórico ou do conteúdo alcoólico.

“Somos seres sociais que nos deixamos levar pelo grupo. Então, muitas vezes, deixamos de fazer alguma coisa que queremos para agradar o grupo e não nos sentirmos excluídos. O consumo de cerveja sem álcool ainda é algo ‘novo’ no Brasil e toda coisa nova, desconhecida, gera apreensão e olhar torto, por falta de conhecimento. A possibilidade de apreciar a bebida que você curte, mas que muitas vezes deixa de consumir porque ela é alcoólica, é uma ótima notícia para quem aprecia o sabor”, dizem psicólogos.

Fonte: Veja Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s