Suco 100% natural é a bola da vez

Suco 100% natural é a bola da vez

Com um consumidor muito mais atento aos rótulos, preocupado com a saúde e exigente com os ingredientes, os sucos 100% naturais prontos para beber estão virando a “bola da vez” no mundo todo. Até mesmo no Brasil, onde o dinheiro anda curto, as vendas do produto vêm subindo acima de 10% ao ano.

Na última década, o volume de vendas do suco 100% natural no mercado brasileiro cresceu 258%, segundo estudo da Consultoria Markestrat para a CitrusBR.

O consumo por aqui ainda é modesto, mas as expectativas são muito boas. Afinal, vivemos um período em que as pessoas buscam conveniência aliada à saudabilidade. Ou seja, querem um produto mais natural, sem conservantes e sem adição de açúcar, mas pronto para o consumo.

Há muito a crescer. No Brasil, o consumo per capita de suco 100% é de 0,4 litro/ano, enquanto nos EUA, chega a 18 litros por habitante, na França 21,3 litros e no Canadá a 29 litros por habitante/ano.

O mercado de sucos em geral, que inclui integral, 100%, néctar, bebida mista, suco concentrado, suco em pó e refrescos, faturou em 2014, incluindo as bebidas de soja, R$ 12,9 bilhões. Do total, os néctares e sucos respondem por R$ 4,2 bilhões, enquanto bebidas mistas e refrescos faturaram R$ 3,9 bilhões e a categoria de suco em pó R$ 3,083 bilhões.

O sabor mais consumido continua sendo o de uva com 31%, seguido da laranja com 16%, pêssego (15%), maracujá (8,4%), goiaba (7,7%) e a manga com 6,9%. Mas as oportunidades estão se abrindo para sucos com outros sabores e ingredientes.

Recentemente, a Tetra Pak divulgou um relatório baseado em informações do mercado sucos ao redor do mundo e em pesquisas com 7 mil consumidores de sete países.

De acordo com o relatório, o suco 100% natural faz parte da dieta do consumidor médio, e 40% dessas pessoas consomem o produto diariamente. Os entrevistados afirmaram ainda que se o suco vier fortificado, enriquecido com vitaminas e estiver associado a escolhas saudáveis, estão dispostas a pagar mais pelo produto.

Tudo isso, é claro, está no radar das indústrias. Novos sucos, que combinam vegetais, legumes e frutas, reduzindo o teor de frutose e adicionando benefícios para a saúde, já ocupam a quarta posição entre as escolhas do consumidor. O número de lançamentos deste tipo de produto triplicou em 2015 em comparação com 2012.

No ano passado, dois terços dos lançamentos mundiais de sucos foram de produtos enriquecidos e que ofereciam benefícios funcionais para a saúde ou a beleza.

Os produtos sem aditivos e/ou conservantes também tiveram bom desempenho, com um crescimento anual de 25% entre 2012 e 2015.

Dennis Jönsson, CEO da Tetra Pak, afirma que as marcas estão transformando os desafios apresentados pela mudança de estilo de vida em oportunidades.  “As indústrias estão impulsionando o crescimento na categoria de sucos 100% com novos produtos que vão além de frutas tradicionais, como laranja e maçã, incluindo uma gama de misturas inventivas, criando novos sabores e infinitas possibilidades de receitas. Como sempre, a chave para o sucesso é a inovação, oferecendo o produto certo no momento certo para atender as necessidades dos consumidores modernos”, afirma.

O relatório Tetra Pak também destaca um grande potencial para o suco 100% nos mercados emergentes, com crescimento já em curso na China e no Brasil, e em países como a Malásia, Índia e Indonésia.

Texto: +Bio

2 respostas em “Suco 100% natural é a bola da vez

  1. Pingback: Em 2017 Coca-Cola terá menos açúcar! | + Bio

  2. Pingback: Você ainda acha que o carboidrato é o vilão da sua dieta? | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s