Bolos e doces caseiros: retorno ao mercado com alto valor agregado

bolos e doces caseiros: retorno ao mercado com alto valor agregado

Parte da cultura, dos hábitos e das tradições familiares, os bolos e doces caseiros retornaram ao mercado e ganham cada vez mais espaço. A familiaridade e a produção manual trazem ao consumidor um grande apelo na hora da compra, pois muitos recordam dos bolos e doces feitos pelas mães e avós.

É comum que os empresários do ramo de alimentos mantenham seu negócio paralelamente à outra profissão. No entanto, com o crescimento da demanda no país, muitos negócios tornam-se formais e os administradores assumem em tempo integral.

Identifique nichos de atuação
Procure agregar valor ao seu produto. Você pode diversificar os produtos afim de atender um segmento pouco explorado em sua cidade. Alguns diferenciais no segmento de bolos e doces são: produtos personalizados (feitos de acordo com a ocasião), produtos diet e light e livres de glúten e lactose.

Planeje a produção
A competitividade do mercado exige inovação constante e agilidade. Por isso, planeje a quantidade e os tipos de produtos que serão vendidos. Procure os melhores fornecedores da região, que possuam menor custo, boa qualidade e entregas regulares. É importante manter a padronização dos produtos e serviços para que o cliente se habitue àquilo que você oferece. Finalmente, avalie bem o estoque. Alguns itens possuem prazo de validade curto, por isso, mantenha sempre a quantidade necessária para que não haja desperdício, faltas ou sobras.

Invista em equipamentos e acessórios
Além de produtos de qualidade, utilize equipamentos conFIáveis, que elevem o nível de seus doces e bolos. Mantenha-se informado sobre as atualizações do mercado afim de evoluir e aprimorar suas técnicas.

Defina canais de distribuição
Você pode oferecer produtos pela internet por meio de canais de venda online, ou fazer entrega em domicílio. Outra opção é distribuir os produtos em supermercados, padarias ou lojas especializadas. Se optar por vender diretamente ao consumidor nal, certifique-se de que a comunicação e o marketing do negócio estejam atingindo o público que você definiu.

Investimento e capital de giro
É importante ter uma reserva de capital para os momentos em que for necessário investir em inovação, reciclagens e tendências. Além disso, para oferecer aos clientes um prazo de pagamento, será necessária uma reserva para que o caixa continue uindo.

Normas técnicas e específicas
ABNT NBR 15635:2008. Serviços de alimentação – Requisitos de boas práticas higiênico-sanitárias e controles operacionais essenciais: essa norma estabelece os requisitos das boas práticas e dos processos de operação que devem ser seguidos pelas empresas de alimentação, a m de comprovar que as condições higiênico-sanitárias são adequadas para o consumo.

Fonte: SEBRAE Inteligência Setorial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s