Trigo: Argentina supera Rússia e EUA com produto mais barato

Trigo: Argentina supera Rússia e EUA com produto mais barato

A Argentina está ganhando a batalha por uma participação maior do mercado internacional de trigo.

Com o grão mais barato do mundo, o país sul-americano está tirando espaço dos principais exportadores, a Rússia e os EUA, ganhando uma fatia maior do bolo no Egito e na Argélia e embarcando para lugares distantes como Bangladesh e Vietnã. As exportações estão acelerando mais cedo que o normal e provavelmente atingirão a maior alta em nove anos!

A produção está aumentando depois que o presidente Mauricio Macri eliminou o imposto de 23% às exportações no fim do ano passado e o clima favorável contribuiu para que a safra deste ano aumentasse 35%, estimou o Ministério da Agroindústria argentino. A desvalorização cambial também está ajudando as exportações, que são precificadas em dólares americanos. O peso acumula depreciação de 18% em relação ao dólar americano neste ano, pior desempenho entre as 24 moedas de mercados emergentes monitoradas pela Bloomberg.

“O trigo cultivado pela Argentina é um trigo para panificação com alto padrão de qualidade, capaz de competir em qualquer lugar”, disse Ben Buckner, analista especializado em trigo da empresa de pesquisa AgResource. “A Argentina tem o trigo mais barato, com preço US$ 5 a US$ 10 abaixo do praticado por EUA e Rússia.”

O Egito, o maior importador do mundo, adquiriu 120.000 toneladas de trigo argentino em um leilão, segundo dois traders familiarizados com o processo, que pediram anonimato porque não têm permissão para falar com a imprensa. Uma carregamento vendido pela Glencore, a maior trading de commodities do mundo, foi o mais barato de todos os comprados. Foi a primeira vez desde fevereiro que o grão do país sul-americano foi oferecido em leilões no Egito.

Fonte: ABIMAPI

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.