Alimentação pré e pós treino: carboidratos não podem faltar!

Alimentação pré e pós treino: carboidratos não podem faltar!

A alimentação balanceada é a chave para o bem-estar, seja para um atleta profissional ou para quem busca manter a forma.

Pouco mais da metade da população brasileira (cerca 54,1%) pratica esportes regularmente. Mas, para conquistar os efeitos das atividades físicas, não é preciso ser um esportista de ponta. Treinos de 30 minutos por dia são suficientes para obter benefícios como melhora da circulação e tônus muscular, além de contribuir para a disposição e o ânimo.

Um ponto que dever ser observado, tanto pelos esportistas quanto por quem só quer manter a forma, sem pretensões de competir, é a alimentação. Para que a atividade física seja bem executada é necessário o consumo suficiente de alimentos fontes de carboidrato antes e depois do exercício, para obter energia por meio da glicose. O carboidrato está presente em alimentos como torradas e massas.

Antes do exercício, o carboidrato tem a função de fornecer energia. Depois, ele exerce um papel importante na recuperação e reposição dos estoques de energia no músculo. Se o consumo de carboidrato não ocorre de forma adequada pode acarretar queda de rendimento e fadiga.

Uma dica de consumo antes do exercício é torrada com geleia sem açúcar, pois irá oferecer energia rápida. Já após o exercício é interessante consumir junto com a torrada um alimento fonte de proteína como sardinha, atum, frango ou ovos, para estimular o ganho e a manutenção de massa muscular.

Cada tipo de atividade física requer uma quantidade adequada de carboidrato. Estas porções dependem do tipo de exercício, intensidade, sexo e idade do praticante. A necessidade de energia aumenta quando são praticados esportes no frio, no calor intenso ou em altas altitudes.

Mais do que manter uma alimentação equilibrada pré e pós-treino, é preciso considerar o dia alimentar. Tomar um bom café da manhã, comer frutas, verduras e legumes, evitar os excessos e ter um bom consumo de água são dicas básicas que valem para todos, inclusive praticantes de atividade física.

Fonte: ABIMAPI

Uma resposta em “Alimentação pré e pós treino: carboidratos não podem faltar!

  1. Pingback: Você ainda acha que o carboidrato é o vilão da sua dieta? | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s