Os açúcares naturais são realmente mais saudáveis do que o açúcar branco?

Os açúcares naturais são realmente mais saudáveis do que o açúcar branco?

Você já ouviu falar que o açúcar natural faz bem para você, certo? Ou que ele tem vitaminas e minerais, por exemplo. Há ainda muitas dúvidas a serem esclarecidas sobre os açúcares naturais, mas você sabia que sua essência é composta pelo mesmo material que o açúcar branco?

O maior equívoco é que os açúcares naturais têm menos calorias do que o açúcar branco. Todo o açúcar – independentemente de onde ele vem – contém 4 calorias por grama. Então, se você adoçar seu chá com um grama de mel ou um grama de açúcar branco, ele terá a mesma quantidade de calorias.

Outro equívoco é que os açúcares naturais contêm vitaminas e minerais. Isso é verdade… se você estiver consumindo uma xícara mel todos os dias. Na realidade, a quantidade de açúcares naturais que você usaria para adoçar uma bebida ou em uma receita proporcionaria uma quantidade desprezível de micronutrientes e minerais por porção. Então, se você acha que o mel que você usou na receita de panqueca vai fornecer cálcio suficiente para o dia, é melhor desfrutar de mais porções de leite ou iogurte no seu café da manhã.

Vamos passar para outro exemplo, como a tâmara. A tâmara é uma fruta, completamente natural, além disso, ela tem muita fibra – 12g em uma xícara, para ser preciso. E em comparação com uma xícara de maçãs e morangos, ingredientes mais típicos, que têm 4.4g e 2.9g, respectivamente, parece uma boa escolha para um adoçante. Mas quanto açúcar e calorias existem em uma taça de tâmaras? Total 93g de açúcar e 404 calorias.

Então, sim, é importante pesar esses outros fatores quando for decidir como você deseja adoçar seu prato favorito. É interessante sempre adicionar alguns outros alimentos ricos em fibras, como sementes de chia, ou framboesas, que terão uma relação caloria X fibra mais baixa.

Então, qual é o principal motivo para usar açúcares naturais se eles são comparáveis ao açúcar branco? Bem, isso é fácil: preferência! Não há nada de errado em preferir mel para adoçar o seu iogurte, mas temos que ser realistas sobre isso. Açúcares naturais não são melhores para você, eles são apenas uma alternativa.

Fonte: Food Insight

2 respostas em “Os açúcares naturais são realmente mais saudáveis do que o açúcar branco?

  1. Pingback: Nada de vilão: queijo faz muito bem à saúde | + Bio

  2. Pingback: Consumidor busca produtos mais saudáveis | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s