Nada de vilão: queijo faz muito bem à saúde

Queijo não é vilão!

A seus olhos, o queijo não precisa de defesa. No entanto, para aqueles mais conscientes, é preciso bajular um pouco e convencê-los de que comer queijo é bom para a saúde. Mas, que o queijo pode ser amigável com as dietas será uma surpresa pra muitos.

Sua reputação de gorduroso, e, às vezes, com excesso de sódio é verdadeira. Não há como negar que seja rico em ambos. Apenas uma fatia de queijo cheddar fornece 9 g de gordura e 180 mg de sódio. Ele também é rico em gordura saturada e colesterol. Por um longo tempo, essa fama fez com que o queijo fosse considerado não nutritivo.

“Para avaliar se um alimento é bom ou ruim para a saúde utilizamos simplesmente dados de um rótulo com informações básicas”, diz Arne Astrup, chefe do Departamento de Nutrição, Exercícios e Exportes da Universidade de Copenhague na Dinamarca.  Pesquisas recentes mostram que as milhares de moléculas que forma o queijo trabalham para que o alimento seja benéfico para a saúde. Alguns dos atributos encontrados são óbvios, mas outros, nem tanto. Conheça a seguir algumas das vantagens nutricionais do queijo encontradas pela pesquisa.

É rico em proteína, cálcio e a rara vitamina B12
O queijo contém quase tanta proteína quanto gordura, que o corpo usa para construir estruturas celulares e ficarem completas. Também contém grande quantidade de cálcio para construir ossos – cerca de 20% da quantidade diária recomendada para uma pessoa – e é um dos poucos alimentos que tem naturalmente a vitamina D. No queijo também contém a vitamina B12, que ajuda na formação dos glóbulos vermelhos do sangue e em funções neurológicas.

Ele pode ajudar seu coração
Um dos estudos encontrou que não somente o queijo não é ruim para o coração, mas ele pode ser benéfico. Um artigo publicado no Jornal da Associação Americana do Coração em 2016 mostra que comer queijo diariamente reduz em 3% o risco de AVC. Uma porção diária de queijo também está associado a menor risco de doenças cardiovasculares, e comer queijo moderadamente está relacionado a uma vida mais longa. O queijo também tem mostrado menores níveis do colesterol LDL quando comparado com a manteiga.

Não aumenta o risco de hipertensão arterial
Além do mais seu alto teor de sódio pode não ser tão ruim afinal. Salgado como é, o queijo não foi associado à hipertensão em outros estudos. Os cientistas ainda estão tentando descobrir exatamente porque isso acontece. Há muita magia na matriz alimentar do queijo, e os outros componentes e ingredientes do queijo são muito mais importantes do que a gordura saturada e o sódio. O cálcio parece desempenhar um papel protetor, fazendo ligações com alguns ácidos graxos no queijo para que eles não sejam digeridos.

Repleto de bactérias boas
A bactéria no queijo – que é um alimento fermentado – também pode ser benéfica. Algumas evidências sugerem que comer queijo favorece a microbiota, a concentração de microrganismos no intestino, que por sua vez melhoram o metabolismo.

Contém um ácido graxo particularmente grande
A razão para tantos viciados em queijos sem efeitos nocivos à saúde é porque as categorias de nutrição são muito amplas. A visão geral sobre a gordura é muito rudimentar. Chamamos de ácidos graxos, mas, existem milhares deles, e que podem não ter a mesma função biológica. Em 2008, uma equipe procurava lipídios originais e tropeçaram em um palmitoleate. E este é um ácido graxo realmente maravilhoso! É gerado pelo próprio corpo em pequenas quantidades, mas, também é encontrado em abundância em produtos lácteos integrais – especialmente em queijos. O palmitoleate neutraliza os danos causados pelos ácidos graxos saturados, age como insulina absorvendo excessos de açúcar do sangue e é anti-inflamatório. Com essas propriedades juntas, pode ajudar a combater o excesso de lipídios e a diabetes tipo 2.

Isso pode ajudar a explicar porque os produtos lácteos integrais, como queijo, não podem ser taxados de vilões nutricionais!

Fonte: GuiaLat

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