Conheça as tendências que podem transformar o varejo!

Conheça as tendências que podem transformar o varejo!

Você sabe quais são as tendências globais para o varejo neste ano? Elas vão desde tecnologia até comportamento do consumidor. As empresas que desejam se destacar precisam se preparar para se manter à frente nesse cenário, mas sem deixar de focar esforços no atendimento das expectativas dos clientes, que estão cada vez mais altas.

Inteligência artificial
Diz respeito a softwares e máquinas com capacidade de aprendizagem, de resolução dos problemas e até de tomada de decisões. Trata-se de análise dos dados em massa, que são reconhecidos pelas máquinas e se transformam em padrões que auxiliam os varejistas a aperfeiçoar as experiências dos consumidores e suas operações.

Automatização das lojas
A automatização das tarefas e de serviços básicos não é exatamente algo novo, mas reflete a maior escala envolvendo tecnologias-chave. Isso torna a implementação desses recursos economicamente viável. Os varejistas estão preocupados com quais aspectos do negócio podem ser automatizados. Entre os benefícios desse movimento, estão a seleção mais ampla de produtos em um espaço menor de exposição e a disponibilização diferenciada e esteticamente agradável para o cliente, o que  permite aos colaboradores focar nos serviços ao consumidor.

Cybersegurança
A cybersegurança utiliza softwares e serviços para proteger os sistemas dos computadores das empresas e também os dados dos consumidores. No entanto, quanto mais as pessoas migram para tecnologias digitais, maior a proporção de riscos de cyberataques, que estão cada vez mais comuns e sofisticados. Com isso, a confiança do consumidor, que é um dos ativos de maior valor dos varejistas, pode estar sendo ameaçada. Embora as violações de dados das empresas do setor representem apenas 6%, por se tratar de informações pessoais dos clientes, essas “falhas” ganham destaque na imprensa. Em 2017 e nos próximos anos, a cybersegurança será parte importante dos negócios.

Preparar-se para o inesperado
Situações atuais mostraram o poder das mídias sociais. Com essa crescente exposição, os executivos das empresas devem considerar uma variedade ampla de cenários na hora de desenvolver planos, a fim de focar a minimização dos efeitos negativos e a maximização das oportunidades positivas. Quando algum evento crítico acontecer, é importante que haja redução no tempo de resposta para os consumidores e as equipes reajam de forma mais eficaz.

Saúde e bem-estar
Muitos consumidores afirmam que se preocupam com a saúde e o bem-estar. Também dizem estar dispostos a pagar mais por esse benefício. Em uma década (2006-2016), as vendas anuais de orgânicos cresceram 10 vezes mais do que a de produtos regulares, mesmo com preços 50% mais altos.

Consumidores da geração milênio
São aqueles consumidores que nasceram na era digital e cresceram usando a internet e as tecnologias mobile. Comparados com baby boomers, millenials, são duas vezes mais propensos a comprar online e têm aproximadamente oito vezes mais chances de adquirir os produtos em aplicativos mobile. Além disso, quando se trata de serviços ao consumidor, aproximadamente 25% dos millenials esperam receber uma resposta via mídias sociais no prazo de 10 minutos, e 30% deles têm a mesma expectativa de velocidade quando enviam um questionamento para a empresa.

Dividir, alugar e emprestar
A economia compartilhada – o conjunto de empresas que permitem aos consumidores e varejistas acessar bens e serviços de maneira temporária, de acordo com a necessidade – está criando opções flexíveis e mais baratas sem a necessidade de compra. Mas esses modelos de negócio não estão apenas beneficiando consumidores. Os varejistas também estão utilizando esses serviços de economia compartilhada na tentativa de entender a mudança nas expectativas do consumidor

Inovação
Os varejistas estão competindo com concorrentes mais novos que contam com a vantagem de ter barreiras menores para dividir seus segmentos de alto valor. Ao utilizar o marketing digital e serviços compartilhados, essas empresas vendem online diretamente aos consumidores e com foco em margens altas. Para se estabilizar no mercado, as empresas de varejo precisam combinar o pensamento das start-ups com escala.

Realidade aumentada
A realidade aumentada é uma visão viva do mundo físico – através de uma câmera de smartphone, por exemplo – que sofre a influência de elementos digitais, como gráficos gerados por computador ou vídeos. Os varejistas estão usando cada vez mais esse recurso para aprimorar experiências de compra dos consumidores e suas próprias operações. Operacionalmente, os varejistas podem olhar para a realidade aumentada como uma maneira de melhorar o design de lojas. Isso deve ajudar na tomada de decisões de infraestrutura, além de diminuir as despesas de construção, melhorar o merchandising visual, entre outros benefícios.

Fonte: ABIMAPI e Bain & Company

5 respostas em “Conheça as tendências que podem transformar o varejo!

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