Fatores que influenciam o mercado de alimentos saudáveis

Fatores que influenciam o mercado de alimentos saudáveis

Em outubro de 2016, a taxa de desemprego no Brasil chegou a 11,8% no trimestre, a maior taxa desde que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) começou a sua leitura. Segundo os dados, atualmente existem 12 milhões de brasileiros desocupados, o que pode afetar a compra de alimentos saudáveis.

 

De acordo com dados do último IPCA, divulgado em outubro de 2016, nos últimos 12 meses os itens que tiveram maior alta de inflação foram os relacionados à área de alimentos, o que possivelmente está afetando a percepção do consumidor brasileiro: a pesquisa deste relatório mostra que 92% dos entrevistados concordam que “o preço dos alimentos saudáveis parece estar sempre aumentando (ex. frutas e verduras)”.

De acordo com dados do IBGE, a população idosa no Brasil é atualmente de 22,9 milhões (11,34% da população) e a estimativa é de que nos próximos 20 anos esse número mais que triplique. Porém, muitos países, como o Brasil, parecem não estar preparados para atender a essa população. Ainda são poucos os produtos voltados para a alimentação da terceira idade e muitos deles ainda são focados em suplementação alimentar, mas há oportunidade de se desenvolver mais produtos com texturas mais macias, atendendo a outras necessidades de alimentação deste público, por exemplo.

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), mostrou que 9 milhões de brasileiros acima de 18 anos têm diabetes, sendo que entre as mulheres esse percentual é maior do que entre os homens (7% e 5,4%, respectivamente). Além disso, 21,4% dos brasileiros apresentam problemas de hipertensão. Dos brasileiros hipertensos, 91,1% receberam recomendações médicas para reduzir a ingestão de sal e 88,4% para a manutenção de uma alimentação saudável, segundo a PNS. Segundo a pesquisa, 11% dos entrevistados já declaram estar “gastando mais com alimentos saudáveis por causa de problemas de saúde”, apontando que estes problemas podem estar pesando no bolso do brasileiro.

Fonte: Mintel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s