Como anda a indústria de sorvetes no Brasil?

Como anda a indústria de sorvetes no Brasil?

Uma pesquisa da Mintel mostra que 75% dos brasileiros declaram ter tomado menos sorvete nos 12 meses anteriores.

Por mais que haja redução do consumo por causa da crise financeira no país, também é possível encontrar oportunidades para ampliar a venda de sorvetes no país por meio de inovações de produto e ampliando o alcance dos negócios a outros mercados.

Apenas 10% estão comprando mais sorvetes de marca própria de supermercado, porém é uma oportunidade para que o varejo invista em variedades premium. Isso porque é bem possível que a variedade de sorvete premium da marca própria tenha um preço mais acessível do que o da marca favorita do consumidor. Assim, o brasileiro pode continuar consumindo sabores gourmet, como por exemplo, pistache, a um preço mais acessível, por ser da marca própria do supermercado.

Dos brasileiros que consomem sorvetes, 23% mostram interesse em sorvetes com pedaços de castanhas. Existem variedades gourmet com amêndoas, nozes, pistache e macadamia, mas existe espaço para se explorar mais produtos brasileiros, como
a castanha-de-caju e a castanha-do-pará. No Brasil existem sorvetes que utilizam essas castanhas, mas não possuem abrangência nacional e também não possuem posicionamento premium como sorvetes de outras castanhas, como pistache e avelã, por exemplo.

Os atributos relacionados à saudabilidade são os fatores mais importantes para que o consumidor da categoria pague mais por um produto. É interessante pontuar que a naturalidade de ingredientes acaba se destacando mais do que a redução de calorias e gorduras, mostrando que o brasileiro quer mais do que sorvetes zero e light. 73% dos brasileiros declararam cozinhar apenas com ingredientes naturais, mostrando por que os ingredientes com os quais os produtos são feitos acabam ganhando mais relevância entre os consumidores.

Fonte: Mintel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s