Inovar e manter a tradição: desafio da indústria alimentícia

Inovar e manter a tradição: desafio da indústria alimentícia

O ritmo acelerado da mudança, a imprevisibilidade dos eventos atuais e o ambiente político controverso de alguns países estão levando as pessoas para a segurança de produtos que são mais reconhecíveis do que revolucionários.

Segundo pesquisa da Mintel, a confiança no familiar não elimina a necessidade de inovação, ao invés disso, ela enfatiza a oportunidade para que os fabricantes olhem para o passado como uma fonte segura de inspiração. Este é o caso do sucesso das bebidas Paper Boat na Índia, que oferece receitas indianas tradicionais como o aam panna de manga verde, em modernas embalagens para viagem.

Alimentos e bebidas com conexões autênticas com a história ou com a tradição oferecem o elemento de confiança, que muitos consumidores anseiam num mundo conturbado.  Nos últimos anos, o interesse na autenticidade e na história do produto expandiu o uso de artesanato, de artesãos e dos pedidos por comidas e bebidas artesanais.

Produtos tradicionais, ou inspirados no retrô, são capazes de se alinharem com o desejo do consumidor em conhecer mais os itens, especialmente se existirem conexões tangíveis com o passado que emprestem um elemento de confiança às histórias contadas pelo produto.

Esse movimento de volta ao passado também levará a inovações que usem o familiar como base para algo que é novo, porém reconhecível. Isto se reflete no lançamento de produtos híbridos, mas também em conceitos atualizados como o café frio ou cerveja alcoólica feita de raízes.

Outros produtos também podem se adaptar a novos mercados ao se conectarem com sua herança como no exemplo da Guinness Nigeriana que lançou uma cerveja encorpada africana especial.

 

 

Esta é a Guinness Africa Special Stout contém ingredientes locais como gengibre, capim-santo, noz de cola e pimenta e a sua embalagem apresenta a arte de um grafiteiro nigeriano.

 

 

 

Fonte: Mintel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s