Seu filho se alimenta bem fora de casa?

Seu filho se alimenta bem fora de casa?

60,8% das crianças com menos de dois anos de idade comem biscoitos, bolachas e bolos e 32,3% tomam refrigerantes ou suco artificial. Um estudo realizado revela uma situação preocupante: atualmente, um terço das crianças de 5 a 9 anos, um quinto dos adolescentes e mais da metade dos adultos em todo o mundo está com excesso de peso. Esses dados resultam em um aumento das doenças crônicas, que estão entre as principais causas de mortalidade e adoecimento.

Existe a necessidade de uma criança com menos de dois anos já consumir alimentos que contém tanto açúcar? Uma lata de refrigerante, por exemplo, equivale em média a sete colheres de açúcar. E quais os impactos que esse consumo precoce pode gerar em longo prazo? Como orientar o filho a trocar o refrigerante por um suco de fruta?

Além disso, a ingestão de doce pela criança faz com que ela sinta necessidade de mais açúcar. “Entra na questão da complementaridade: cada vez que você dá refrigerante, você está despertando na criança mais vontade de comer açúcar, porque sabemos que é gostoso, ou seja, enquanto a criança não experimenta açúcar, ela não vai querer”, declaram nutricionistas. Outra substância prejudicial contida no refrigerante é o sódio – uma latinha contém 4 gramas, sendo que o consumo diário máximo indicado para uma criança é de até 3,5 gramas.

Orientar uma criança não é tarefa fácil, ainda mais com a grande oferta e disponibilidade dos produtos industrializados. O papel do pediatra é fundamental para orientar os pais em atitudes que refletirão no desenvolvimento dos filhos. Desde moldar o paladar da criança oferecendo suco de fruta ou água. Sei que não é fácil para os pais ter sempre uma fruta disponível para fazer suco, além do trabalho e das tarefas do dia-a-dia. Mas a grande responsabilidade da alimentação é dos adultos: não só os pais, mas os avós, irmãos, tios, toda a família tem que estar engajada no bem estar do pequeno.

Uma situação muito comum é quando os pais não estão por perto, como em uma festinha de aniversário ou na cantina da escola: como garantir que as crianças vão optar pelo alimento mais saudável? É possível despertar nos pequenos a vontade de escolher o melhor para sua alimentação. A criança reflete o que ela aprende com os pais, ou seja, se ela tiver um bom hábito alimentar dentro de casa, a chance de mantê-lo fora é bem maior. Se um dia ou outro ela escapulir, não tem problema. Os pais têm que vigiar dentro de casa para que ela se sinta à vontade para escolher quando eles não estão por perto. Outra orientação interessante é o pai ou mãe ter o cuidado de visitar a cantina da escola, ver o que é vendido, orientar a criança no que é melhor para consumo.

Além da praticidade dos produtos industrializados, os pais ainda precisam driblar a influência das embalagens com bichinhos ou personagens. Esse é um assunto polêmico que divide opiniões entre os pediatras, já que é visto por alguns como uma forma de marketing para atingir as crianças e para outros, como um de estímulo. Mas apesar de qualquer personagem que esteja na embalagem, quem tem o poder de decidir se vai comprar um alimento ou não são os pais.

O ideal é deixar claro para a criança que toda a alimentação tem um porquê e é importante para seu desenvolvimento e crescimento. Desde a história de dar a comida brincando de aviãozinho, disfarçar a hora da comida não é correto: a criança tem que saber que hora de comer é hora de comer, e hora de brincar é hora de brincar. O que pode ser feito é deixar a comida mais colorida ou arrumar o prato de maneira lúdica de forma a estimular na criança o gosto pela comida. Isso sim é positivo.

Fonte: Kantar Worldpanel

Uma resposta em “Seu filho se alimenta bem fora de casa?

  1. Pingback: O brasileiro trocou marcas caras por populares, entenda porquê | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s