O brasileiro trocou marcas caras por populares, entenda porquê

O brasileiro trocou marcas caras por populares, entenda

Em 2016, 42% das famílias trocaram marcas caras pelas mais baratas. Essa foi a saída número um apontada pelos consumidores para adequar o consumo à crise.

Esta informação mostra que dois anos seguidos de recessão mudaram bem a forma de o brasileiro consumir itens de alimentação. A fatia de domicílios que trocou de marca mais que dobrou em dois anos. Em 2014, quando o país entrava na recessão, 20% dos lares trocaram de marca. Também foi ressaltado que, em 2014, quando esse quesito foi levantado, essa era a 6ª opção usada para economizar.

Além da grande parcela que substituiu marcas, em 2016, 22% dos brasileiros resistiram: compraram menos, mas mantiveram as marcas preferidas. Também 7% reduziram alimentação fora de casa e lazer e 5% diminuíram itens de vestuário.
Essa ginástica no consumo levou a um resultado inédito. Após dois anos de as famílias gastarem, em média, mais do que ganham, em 2016 as despesas ficaram equilibradas com a renda média de R$ 3.118. Para atingir esse patamar, em 2016 a renda média familiar caiu 12% e o gasto, 16%.

Fonte: Supermercado Moderno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s