Mas afinal, o que são alimentos funcionais?

Mas afinal, o que são alimentos funcionais?

O conceito de alimentos funcionais surgiu no Japão no meio dos anos 1980, estes alimentos demostravam algum benefício fisiológico ou na função de reduzirem riscos de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, Hipertensão arterial, Colesterol elevado, etc).  São alimentos simples, que fazem parte do nosso cotidiano e que possuem princípios ativos capazes de auxiliar na promoção da saúde do individuo como um todo.

‘’Em níveis considerados normais, os radicais livres não são prejudiciais à saúde. Em excesso, essas moléculas podem ser tóxicas ao nosso organismo causando envelhecimento celular precoce, morte celular, danificação das células do nosso organismo, queda na imunidade dentre outros problemas de saúde‘’ explica a nutricionista Flávia Novaes. ’’

Segundo Flávia, nosso próprio corpo produz substâncias capazes de proteger nossas células e impedir que esses radicais livres façam estragos, mas quando em excessos, nós precisamos de reforços, como os alimentos funcionais.

A Chia é um dos alimentos principais! Todos já sabem que essa sementinha originária do sul do México, ajuda (e muito) na função intestinal, riquíssima em fibra solúvel e insolúvel, é excelente para quem sofre de constipação.

Por ter grande quantidade de fibras solúveis em sua matriz a chia tem a capacidade de absorver água e formar um gel que tem como principal característica diminuir a ação de enzimas digestivas dos carboidratos, tornando lenta sua conversão em açúcares – Por isso adicionamos, por exemplo, chia em alimentos ricos em carboidrato, como algumas frutas, tapioca, pães, como um ajudante do controle glicêmico – gerando ainda uma maior saciedade e diminuindo o consumo de energia.

E o interessante ainda é que o gel formado pela chia absorve água para tecidos e músculos facilitando a regeneração e o crescimento destes. Essa pequena semente possui uma grande concentração de compostos fenólicos uma potente antioxidante, que tem a capacidade de proteger as células saudáveis do nosso organismo, impedindo ao máximo os danos dos radicais livres.

Fonte: G1

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