Inovação no mercado dos geneticamente modificados pode salvar vidas!

Inovação no mercado dos geneticamente modificados pode salvar vidas!

Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Queensland (QUT) desenvolveram bananas geneticamente modificadas enriquecidas com vitamina A.

O objetivo, de acordo com os cientistas, é “salvar milhares de vidas na África que estão em risco” pela deficiência desse micronutriente, em um projeto humanitário apoiado pela Fundação Bill & Melinda Gates.

De acordo com o professor James Dale, líder do projeto, foi aumentada a concentração da vitamina A na banana em até quatro vezes. Inicialmente, testaram as modificações genéticas na banana de Cavendish, em Queensland, Austrália. Depois, introduziram as mudanças em outras variedades, com a colaboração de pesquisadores da Organização Nacional de Pesquisa Agropecuária.

Uma preocupação da equipe de cientistas era com um possível declínio da concentração de pró-vitamina A ao longo das gerações da planta transgênica. Os pesquisadores, no entanto, ficaram surpresos com os resultados, pois não houve decréscimo mesmo após cinco gerações.

A expectativa é de que demore cerca de seis anos para que a “banana dourada” enriquecida com vitamina A possa estar disponível em Uganda para os devidos testes regulatórios. Após isso, projeta-se o início da produção até 2021. Em todo o mundo, cerca de 750 mil crianças morrem anualmente por de deficiência de vitamina A.

Fonte: Agrolink

Uma resposta em “Inovação no mercado dos geneticamente modificados pode salvar vidas!

  1. Pingback: Estudo mostra como o sal aumenta o risco de diabetes | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s