Mais um benefício da proteína vegetal é descoberto

Mais um benefício da proteína vegetal é descoberto

De acordo com um novo estudo, publicado no periódico científico American Journal of Epidemiology, mulheres que comem tofu, soja e outros alimentos ricos em proteína vegetal podem ter o risco de menopausa precoce reduzido em até 60%. Quando surge antes dos 45 anos de idade, a menopausa pode elevar os riscos de doenças cardíacas, osteoporose e Alzheimer precoces.

Até então, especialistas acreditavam que a menopausa precoce devia-se a uma peculiaridade genética inevitável para algumas mulheres, particularmente aquelas que também tiveram puberdade precoce quando mais novas. No entanto, o novo estudo sugere que o risco de atingir a menopausa mais cedo pode ser reduzido com a partir de uma dieta rica em proteína vegetal.

Segundo os pesquisadores, as causas da menopausa precoce ainda não são amplamente compreendidas e, na maioria dos casos, os diagnósticos não os atribuem aos genes ou a auto-imunidade.

Cientistas da Universidade Harvard e da Universidade de Massachusetts acompanharam cerca de 116.000 mulheres por duas décadas, de 1991 até 2011, quando todas atingiram a fase pós-menopausa. Aquelas cuja ingestão calórica incluía pelo menos 9% de proteínas vegetais, como alimentos integrais, tofu, soja, nozes e sementes, apresentaram 59% menos risco do que aquelas que tiveram 4% ou menos.

Segundo os pesquisadores, pessoas vegetarianas são mais propensas a comer essa quantidade elevada de proteínas vegetais. No entanto, é possível se adaptar a esse nível, mesmo consumindo alimentos de origem animal. Entre as participantes, poucas realmente atendiam aos 9% do consumo capazes de reduzir o risco.

Porém, 20% das mulheres obtiveram 6,5% de suas calorias de proteína vegetal, o suficiente para reduzir o risco de menopausa precoce em 16% – em comparação às mulheres que tiveram apenas 4% do consumo diário total.

 

Fonte: Veja Saúde

2 respostas em “Mais um benefício da proteína vegetal é descoberto

  1. Pingback: Intolerância a lactose: mitos e verdades sobre a doença | + Bio

  2. Pingback: Lançamento no mercado lácteo para consumidores que tem a agenda cheia | + Bio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s